Porsche: 70 anos de juventude

Porsche: 70 anos de juventude

 

A Porsche comemorou, no dia 8 de junho, 70 anos de sua fundação. É bem verdade que Ferdinand Porsche já estava na ativa bem antes disso e, no início do século XX, já tinha desenvolvido um veículo elétrico com motores nas rodas, criando o primeiro 4×4 do mundo e, posteriormente, deu vida ao Fusca. Mas, quando se trata de Porsche, a história dá partida em 1948, mais precisamente na data citada, quando a marca finalizou a primeira unidade do 356, identificado pela placa K-45-286. E, para celebrar sete décadas de atividades, a Porsche listou uma ampla programação para os próximos meses. O presente, porém, ficou por conta do 911 Speedster Concept.

A interpretação comemorativa tem elementos inspirados na versão inaugural do 356 e do primeiro Speedster de 1952.O termo Speedster foi a denominação encontrada pela Porsche para diferenciar o 356 Cabriolet (conversível 2+2) do modelo Roadster, com apenas dois assentos. Projetado para o mercado norte-americano, a versão se diferenciava pelo para-brisa rebaixado, o que acentuava sua esportividade. Durante a trajetória da Porsche, foram lançadas oito versões Speedster, nas linhas 356 e também na 911; em 1993 na geração 964; e em 2011, na geração 997. O Boxster também teve uma edição que levava o sobrenome.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Derivado do Carrera 4 Cabriolet, o novo Speedster tem uma moldura que encobre a área da segunda fileira de bancos, para-brisa mais inclinado e janelas mais baixas. Ele ainda inclui numeração de competição na carroceria, que evidencia os 70 anos da fabricante, faróis com marca d’água em X (simulando as tiras de fita adesiva para proteger os faróis, como nos antigos carros de corrida), bocal de abastecimento no centro do capô dianteiro, rodas com desenho Fuchs e retrovisores com formato retrô.

Abaixo das “corcovas” do novo Speedster o motor boxer de seis cilindros promete “mais” de 500 cv. A marca não explica qual configuração de motor foi utilizada, mas pela cavalaria parece ser o da versão do GT3 RS, que entrega exatos 520 cv.

Apesar do nome “Concept”, a Porsche irá fabricar 356 unidades numeradas do 911 Speedster.

Carro de colecionador e que deverão ser disputados a tapa…

 

[su_divider]

 

Marcelo Iglesias Ramos é Jornalista e Designer Gráfico.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. Para relaxar, tem como hobby escrever para seu blog de games, o “GameCoin” (www.gamecoin.com.br).

Contato: (31) 99245-0855

[su_divider]

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante pra nós!:

%d blogueiros gostam disto: