Polo GTS estreia partindo de R$ 99 mil

Polo GTS estreia partindo de R$ 99 mil

Demorou, mas a Volkswagen finalmente lançou o Polo GTS, versão esportiva do compacto, que resgata a sigla de um dos modelos mais legais dos anos 1980, o Gol GTS. A gente já tinha visto o Polo no Salão do Automóvel de 2018, ao lado do Virtus GTS.

Na época, os dois eram apenas conceitos, mas com produção praticamente confirmada. Há cerca de duas semanas começou a distribuição dos dois modelos nas redes de concessionários. No entanto, a VW resolveu promover apresentações distintas para hatch e sedã. Assim, o Virtus GTS terá seu debut em meados de fevereiro. O hatch estreia com preço inicial de R$ 99.470, que pode ir para perto dos R$ 105 mil, com adição de opcionais.

300x250

Motor

Ao contrário de muitos esportivos “cosméticos”, que apenas adicionam elementos estéticos, sem ajustes em componentes mecânicos, o Polo GTS se sobressai sobre o restante da linha pela substituição do motor 200TSI pelo 250TSI. Em outras palavras, ele troca uma unidade tricilíndrica de 128 cv e 20 mkgf de torque por um bloco quatro cilindros 1.4 de 150 cv e 25,5 mkgf de torque, que torna seu comportamento bem mais apimentado.

Ao contrário do que muita gente imaginava, o Polo GTS combina o motor apenas com transmissão automática de seis marchas. Ela até poderia optar pela caixa manual de seis velocidades, que já foi ofertada por aqui no Golf 1.4, o que tornaria sua “tocada” ainda mais esportiva. No entanto, a fabricante garante que caixa AQ250 teve suas relações ajustadas para acentuar sua proposta.

Supensão

Segundo a VW, o acerto de suspensão também foi ajustado. O carro tem molas mais firmes que as utilizadas no restante da linha, para garantir melhor estabilidade, principalmente nas curvas. Ou seja, se Polo já é firme por natureza, o GTS promete ser bem mais duro.

Trata-se de uma modificação sutil, muito parecida com que a Fiat fez com a versão HGT do Argo, que também é mais firme que as demais versões. O ideal seria fazer um ajuste caprichado como o que a Renault Sport aplicou ao Sandero R.S., que faz dele um carro impecável nas curvas.

Conteúdos

A lista de equipamentos do Polo GTS inclui quadro de instrumentos digital, sistema multimídia (com Android Auto, Apple CarPlay, GPS e câmera de ré), assim como seletor de condução em quatro modos, ar-condicionado digital, além de bancos esportivos em couro. Completam o conjunto itens como sensor de fadiga, chuva e acendimento automático dos faróis.

Os únicos opcionais são a pintura metálica por R$ 1.570 e o sistema de som Beats por R$ 2.400.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Fotos: divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br