Pneu não é encosto
Observe: em uma descida, é comum você encontrar carros estacionados com a roda esterçada apoiando o pneu no meio-fio. Tem motorista que faz isso por descuido, mas a maioria, com certeza, vai dizer que é por segurança, já que, desse jeito, se o freio se soltar sozinho, o carro não vai sair do lugar.
Tudo bem, o raciocínio está correto. Mas, nunca faça isso! Apoiando o carro no pneu, ele vai ficar achatado e suportar todo o peso do automóvel em um único ponto, ainda que você puxe o freio de mão depois de encostar. É uma função para a qual o pneu não foi projetado.
O resultado é que, numa encostada dessas, pode romper o talão e danificar o pneu internamente sem que você perceba e, ao rodar com ele, pode acabar estourando. Aí não é preciso nem dizer o que pode acontecer, não é?
Agora, se você é daqueles que segue os conselhos do vovô e, realmente, não confia no freio de estacionamento de seu veículo, então, faça isso da seguinte maneira: primeiro pare o carro com as rodas paralelas ao meio fio, acione o freio de estacionamento e, somente depois disso, vire um pouco a roda em direção ao meio fio, mas sem encostar o pneu nele.
Fotos: Emilio Camanzi