Pneu não é encosto

Pneu não é encosto

Observe: em uma descida, é comum você encontrar carros estacionados com a roda esterçada apoiando o pneu no meio-fio. Tem motorista que faz isso por descuido, mas a maioria, com certeza, vai dizer que é por segurança, já que, desse jeito, se o freio se soltar sozinho, o carro não vai sair do lugar.

Tudo bem, o raciocínio está correto. Mas, nunca faça isso! Apoiando o carro no pneu, ele vai ficar achatado e suportar todo o peso do automóvel em um único ponto, ainda que você puxe o freio de mão depois de encostar. É uma função para a qual o pneu não foi projetado.

300x250

O resultado é que, numa encostada dessas, pode romper o talão e danificar o pneu internamente sem que você perceba e, ao rodar com ele, pode acabar estourando. Aí não é preciso nem dizer o que pode acontecer, não é?

Agora, se você é daqueles que segue os conselhos do vovô e, realmente, não confia no freio de estacionamento de seu veículo, então, faça isso da seguinte maneira: primeiro pare o carro com as rodas paralelas ao meio fio, acione o freio de estacionamento e, somente depois disso, vire um pouco a roda em direção ao meio fio, mas sem encostar o pneu nele.

Pneu apoiado no meio fio (12) (1452 x 972)

Fotos: Emilio Camanzi

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br