I-Pace, a solução da Jaguar

I-Pace, a solução da Jaguar

Pelo jeito a Jaguar achou a solução para deixar contentes gregos e troianos. É que, segundo ela, o conceito elétrico Jaguar I-Pace é, ao mesmo tempo, um esportivo, um carro familiar de cinco lugares e um SUV. Exagero? Nem tanto. Olhando bem para ele, dá para ver que reúne todas essas características. Aliás, não ache que vai ficar só no conceito. Ele foi apresentado ano passado no Salão de Los Angeles e está sendo mostrado, pela primeira vez na Europa, no Salão de Genebra, que vai até o dia 19, na cor Vermelho Photon de lançamento, que deve acontecer em 2018.

O conceito é praticamente a versão definitiva do modelo a ser produzido. É também a primeira demonstração do que pretende o grupo Jaguar Land Rover para um futuro bem próximo: ter metade de sua linha de veículos com opção de rodar só com eletricidade.

Apesar do espaço interno de SUV, com lugar para cinco pessoas, o I-Pace tem aparência de um supercarro, com um coeficiente de penetração aerodinâmico (Cd) de 0,29. Como não poderia deixar de ser na marca, ele é focado no desempenho, com performance de esportivo e tem tração integral, já que tem dois motores elétricos, um em cada eixo. Combinados entregam 400 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque (a mesma força do F-Type SVR, que é o carro mais rápido da marca), capazes de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos! A autonomia, segundo o fabricante, é de 500 quilômetros, ou mais, graças a uma bateria de íons de lítio de 90 kWh, desenvolvida pela própria Jaguar Land Rover, que pode ser recarregada em 80% de sua capacidade em 90 minutos, usando um carregador de 50 kW de corrente contínua.

[su_slider source=”media: 8778,8780,8779,8781″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

Luxo e sofisticação também não faltam no I-Pace, que apresenta um acabamento interno com materiais de primeira qualidade, com muita atenção aos detalhes, peculiaridade de sofisticação da Jaguar. Segundo um dirigente da marca, do teto de vidro panorâmico aos assentos esportivos, cada característica carrega a marca da habilidade artesanal britânica. Mas também não deixa de ter as modernidades da conectividade, com duas telas sensíveis ao toque que mostram constantemente informações quando e onde o motorista e passageiros precisarem.

A eletricidade foi muito usada nos primórdios do automóvel, mas foi deixada de lado, em favor aos movidos a gasolina, pois exigia pesadíssimas baterias, tempos longos de recarga e tinham autonomia reduzida. Atualmente, em nome da sustentabilidade, voltou como alternativa. Com baterias mais leves, tempos de recarga menores e boas autonomias, os carros elétricos, que não poluem o ar, agora têm um futuro promissor e já são produzidos e vendidos normalmente por marcas como BMW, Renault, Nissan, Tesla e Mitsubishi, por exemplo.

[su_slider source=”media: 8783,8782,8784,8785,8787,8786,8789,8790,8788″ link=”image” target=”blank” title=”no” pages=”no”]

 

Fotos: divulgação Jaguar Land Rover

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br