Os Mustang que você nunca viu

Os Mustang que você nunca viu

Antes de um carro ser lançado ou mesmo ganhar novas linhas para substituir um modelo em produção, são feitos vários desenhos, estudos e até protótipos, que são mantidos sob o maior sigilo, longe principalmente da imprensa. E muitos nem chegam a ser executados, ficam como uma espécie de “museu de ideias” dentro da fábrica. Porém, depois de algum tempo, não existe mais razão para esconde-los.

Foi o que a Ford fez com dez conceitos de Mustang dos anos 1960 a 1970, que nunca foram lançados, mas que ajudam a contar a história do esportivo que está em sua sexta geração.

Em cada uma de suas gerações, o Mustang sofreu muitas alterações, representando a tendência das diferentes épocas. A coleção dos conceitos do início do modelo, mostra como se formou o DNA do esportivo que, segundo a Ford, é o mais vendido no mundo.

No desenvolvimento de um novo veículo, são produzidos muitos desenhos e carros em clay (argila) em escala natural, que servem para estudo das formas e detalhes. No caso do Mustang, nas duas primeiras décadas do modelo, esse processo exigiu ainda a construção de muitos protótipos, e que hoje formam um interessante museu dos “Não Mustang”.

Estes dez a seguir, segundo a Ford, são os mais representativos:

 

– 1961 – Os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro. Mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.

 

– 1962 – Definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define as dimensões do modelo final.

 

– 1963 – Mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino.

 

– 1964 – A Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares, menor, mas com as mesmas linhas, para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.

 

– 1965 – Um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.

 

– 1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.

 

– 1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.

 

– 1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira.

 

– 1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta dos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.

 

– 1971 – Procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.

 

Fotos: divulgação Ford

 

[su_divider text=”Vá para o topo”]

Para anunciar no site, entre em contato conosco através do e-mail carroscomcamanzi@carroscomcamanzi.com.br e solicite nosso Mídia Kit.

[su_divider text=”Vá para o topo]

[Contact_Form_Builder id=”1″]

[su_divider text=”Vá para o topo”]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br