Os Mustang que você nunca viu
Antes de um carro ser lançado ou mesmo ganhar novas linhas para substituir um modelo em produção, são feitos vários desenhos, estudos e até protótipos, que são mantidos sob o maior sigilo, longe principalmente da imprensa. E muitos nem chegam a ser executados, ficam como uma espécie de “museu de ideias” dentro da fábrica. Porém, depois de algum tempo, não existe mais razão para esconde-los.
Foi o que a Ford fez com dez conceitos de Mustang dos anos 1960 a 1970, que nunca foram lançados, mas que ajudam a contar a história do esportivo que está em sua sexta geração.
Em cada uma de suas gerações, o Mustang sofreu muitas alterações, representando a tendência das diferentes épocas. A coleção dos conceitos do início do modelo, mostra como se formou o DNA do esportivo que, segundo a Ford, é o mais vendido no mundo.
No desenvolvimento de um novo veículo, são produzidos muitos desenhos e carros em clay (argila) em escala natural, que servem para estudo das formas e detalhes. No caso do Mustang, nas duas primeiras décadas do modelo, esse processo exigiu ainda a construção de muitos protótipos, e que hoje formam um interessante museu dos “Não Mustang”.
Estes dez a seguir, segundo a Ford, são os mais representativos:
– 1961 – Os protótipos iniciais trazem as primeiras ideias do que seria o Mustang: este modelo foi batizado de Aventura e posteriormente de Allegro. Mas foi rejeitado por ter apenas dois lugares.
– 1962 – Definem-se as dimensões: o Mustang vai ganhando forma e a equipe de design liderada por Gene Bordinat já define as dimensões do modelo final.
– 1963 – Mais próximo do Mustang: o modelo em argila mostra as linhas quase definitivas do Mustang, apesar de a dianteira ainda ter um puma no lugar do cavalo. Nos painéis dianteiros há a inscrição Torino.
– 1964 – A Ford também considerou fabricar um Mustang de dois lugares, menor, mas com as mesmas linhas, para concorrer com os modelos europeus da Jaguar, MG e Austin.
– 1965 – Um quatro portas: o êxito do Mustang foi tanto que a Ford apresentou novas versões para aproveitar o sucesso do esportivo. Uma dessas propostas foi o modelo de quatro portas, que nunca se tornou realidade.
– 1966 – Olhando para a Europa: outra versão tinha carroceria familiar com duas portas, ao estilo “shooting brake” de alguns modelos europeus, para manter a aparência esportiva.
– 1966 – Esportivo radical: o Mach I Concept foi apresentado no Salão do Automóvel de Detroit de 1966 com o objetivo de ser uma atualização do Mustang. Apesar de alguns itens de estilo terem sido incorporados no Mustang II, este conceito nunca chegou a ser produzido.
– 1971 – Renovação total: a única coisa que faz lembrar o Mustang original neste protótipo é o emblema do cavalo na dianteira.
– 1971 – Mais próximo do sucessor: a dianteira deste conceito anuncia a volta dos faróis separados da grade da segunda geração, embora a silhueta do modelo seja diferente.
– 1971 – Procuram-se ideias: a Ford encarregou o estúdio de design Ghia, da Itália, de propor o visual para o novo Mustang. O resultado foi um protótipo muito elegante, mas que tinha pouco a ver com o estilo da marca.
Fotos: divulgação Ford
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