Os carros eletrificados da BYD que serão nacionais

A BYD, que tem acelerado forte no mercado brasileiro, tem planos ambiciosos de produção local para alguns de seus modelos – que vêm sendo muito aguardados.

A ideia é consolidar ainda mais sua presença por aqui, trazendo inovação e opções que vão do elétrico subcompacto aos SUVs híbridos plug-ins e até elétricos.

Abaixo, fizemos uma lista com os primeiros modelos que deverão ser nacionalizados pela empresa entre 2025 e o primeiro semestre de 2026. A estreia deve acontecer com o Dolphin Mini e o Song Pro. Depois, Dolphin, Song Plus e Yuan devem ganhar fabricação brasileira.

Veja como é cada carro:

BYD Dolphin Mini

Queridinho do mercado que já vende igual pão quente, o Dolphin Mini é um compacto elétrico feito para a cidade. Oferecido em versões de 4 e 5 lugares, tem motor elétrico na frente que entrega 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque. Acelera de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e chega a 130 km/h de velocidade máxima. Sua bateria de 38 kWh garante autonomia de 280 km.

BYD Song Pro DM-i

O SUV híbrido plug-in de entrada da marca é uma opção robusta e eficiente. Ele combina um motor 1.5 a combustão a um motor elétrico, e entrega potência combinada de 223 cv e 40,8 kgfm na versão GL – na GS, são 235 cv e 43 kgfm.

É um carro com foco na eficiência, que pode fazer médias de consumo interessantes, especialmente no modo híbrido. Por ser plug-in, permite recarga externa e oferece autonomia de quase 70 km em modo puramente elétrico.

BYD Dolphin

O Dolphin, que veio primeiro e meio que redefiniu o mercado de carros elétricos no Brasil com bom custo-benefício, é um hatchback com design diferente e interior espaçoso. A versão nacional já deve trazer sua primeira reestilização. Mas o conjunto não deve mudar. Ele é equipado com um motor elétrico dianteiro que entrega 95 cv e 18,3 kgfm de torque na versão de entrada, que acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e chega à máxima de 150 km/h.

Com bateria Blade de LFP, com 44,9 kWh de capacidade, oferece autonomia de 291 km pelo PBEV do Inmetro, que pode chegar a mais de 400 km em condições reais de uso urbano. Vale lembrar que ainda há o Dolphin Plus, variante mais ligeira e esperta, que tem motor de 204 cv e 32 kgfm de torque.

BYD Dolphin deverá ser feito no Brasil e ter a reestilização já apresentada no mercado asiático

BYD Song Plus DM-i

A linha Song Plus é outra que deve, em breve, ganhar produção nacional. O Song Plus feito no Brasil também deve chegar com visual renovado, mas com a mesma receita de sucesso do conjunto híbrido.

Ele combina um motor 1.5 a combustão a um elétrico, que entregam juntos 235 cv. O consumo impressiona, podendo passar dos 30 km/l dependendo do peso do seu pé. A promessa é de encostar nos 1.200 quilômetros de autonomia com tanque e bateria cheios.

BYD Yuan Plus e Yuan Pro

O SUV médio e compacto 100% elétricos da BYD também podem ganhar fabricação baiana – a planta da BYD no Brasil é em Camaçari (BA), onde ficava a fábrica da Ford.

Projetados sobre a e-Platform 3.0, a dupla vem equipada com motor elétrico dianteiro que entrega 204 cv e 31,6 kgfm no Yuan Plus – 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e velocidade máxima de 160 km/h -; e 177 cv e 29,6 kgfm no Yuan Pro, que arranca de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e também chega a 160 km/h.

No quesito bateria, o Yuan Plus usa a Blade de LFP (fosfato de ferro-lítio), com capacidade de 60,48 kWh, oferecendo autonomia de 294 km pelo padrão PBEV do Inmetro. A recarga rápida de 30% a 80% pode ser feita em 29 minutos com carregador DC de 80kW. Já o Yuan Pro, que é um pouco menor, tem uma bateria Blade com 45,1 kWh de capacidade, que proporciona uma autonomia de 250 km pelo ciclo PBEV do Inmetro.

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