O primeiro automóvel francês
Da para imaginar que um dos primeiros automóveis feitos no mundo ainda funciona? Pois acredite, funciona sim e bem. É o De Dion-Bouton Et Trepardoux dos-a-dos Steam Runabout. Movido a vapor, ele nasceu em 1884 e participou também da primeira corrida de automóveis que se tem notícia do mundo, em 28 de abril de 1887, pelas ruas de Paris. Correu e venceu, já que foi o único a cruzar a bandeirada e ainda chamou a atenção por ter chegado a incrível velocidade de 60 km/h em uma reta.
Mede 2,7 metros de comprimento e pode levar até quatro pessoas, sentadas duas a duas de costas, daí o nome “dos-a-dos”. O tanque de água pode armazenar 150 litros, o que dá ao modelo uma autonomia de 32 quilômetros. Para aquecer a caldeira, pode-se queimar papel, madeira ou carvão e leva 45 minutos para que consiga ter pressão suficiente para se movimentar. Tem quatro rodas raiadas com pneus maciços, sendo que as traseiras, com uma bitola bem estreita, são as responsáveis pela tração do automóvel.
A possibilidade de fazer o carro veio com o conde francês Albert Jules de Dion, que em dezembro de 1881, olhando a vitrine de uma loja de brinquedos para dar como presente no Natal, viu um motor a vapor e quis saber de quem era aquela obra bem-feita. Foi então apresentado a Georges Bouton e Charles-Armand Trepardoux, que fabricavam instrumentos científicos de precisão e também motores a vapor para barcos. Eles já tinham a idéia de produzir um automóvel a vapor, mas não dispunham de recursos. De Dion acabou oferecendo o dinheiro aos dois para que construíssem um motor maior e que fosse capaz de fornecer potência suficiente para movimentar um automóvel, tornando-se, assim, sócios.
Três anos depois, em 1884, nascia o “La Marquise”, nome fantasia do De Dion-Bouton Et Trepardoux dos-a-dos Steam Runabout, em homenagem à mãe do Conde. Veja, no vídeo abaixo, como funciona o que é considerado o primeiro automóvel francês.
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Fotos: conteúdo da internet