O Corsa dos Jetsons

O Corsa dos Jetsons

O Corsa foi um divisor de águas no mercado brasileiro. O carrinho chegou em 1994 como resposta aos miúdos importados, como Peugeot 205 e Suzuki Swift e se tornou o principal produto da General Motors, até ser substituído pelo Onix em 2012.

Não há dúvidas de que o Onix é um sucesso por aqui. O carrinho caiu no gosto dos brasileiros e há cinco anos é o mais vendido do país. Mas sejamos francos, comparado ao Corsa europeu o Onix parece ser o carro dos Flinstones. Na verdade, o Onix foi a solução para a qualificação do Corsa no Velho Mundo. O mesmo aconteceu com o Renault Clio e a geração passada do Polo. Se hoje temos Sandero e Onix é porque seus antecessores se sofisticaram demais para o nosso mercado.

Mas voltando ao Corsa, ele é vendido com os emblemas Opel e Vauxhall.  E a grande novidade é que o compacto passa a contar com versão elétrica, o Corsa-e, que compartilha a mesma base do primo Peugeot e-208 e, futuramente, com a versão verde do Citroën C3. Isso porque depois que a General Motors passou as marcas alemã (Opel) e inglesa (Vauxhall) para o grupo francês em 2017, os três foram desenvolvidos sobre a mesma base, que permite inclusão de motores elétricos e berço para acomodar baterias.

O Corsa-e foi revelado no primeiro semestre e começou a ser vendido recentemente. No Reino Unido ele chega por 30 mil libras (R$ 160 mil), enquanto a versão com motor a combustão parte de 15,5 mil libras. No restante do Velho Mundo, onde leva o emblema da Opel, ele é tabelado a 29 mil euros (R$ 132 mil), enquanto a opção “térmica” parte de 14,5 mil euros.

Além de um pacote farto de conteúdos e comodidades, o carrinho se destaca por contar com assistentes capazes de reconhecer sinalização de trânsito, assim como monitor de faixa de rodagem, alerta de ponto cego e frenagem emergencial.

O conjunto mecânico é composto por um motor elétrico de 140 cv e 26 mkgf de torque, alimentado por baterias de 50 kWh, que prometem autonomia de 330 quilômetros. De acordo com as fabricantes, 80% da carga pode ser recuperada em 30 minutos, num posto de recarga rápida.

Assim, enquanto o consumidor europeu tem uma vasta lista de opções de carros elétricos, seguimos vivendo no passado, com a euforia de quem descobriu o fogo.

E vida que segue!

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Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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