O coice de mestre do Mustang Mach-E

O coice de mestre do Mustang Mach-E

A Ford revelou o Mustang Mach-E no Salão de Los Angeles, modelo que coloca, finalmente, a marca no mercado de elétricos. Mas o Mach-E vai muito além de ser mais um SUV eletrificado, num mercado em que utilitários e elétricos são a combinação do automóvel do futuro. O Mustang Mach-E é um golpe de marketing incrível. Se a Ford apresentasse um Kuga elétrico, seria apenas mais um na multidão, mas estampar o pônei na grade (que não tem radiador) foi uma sacada genial. Ela acaba de dizer a todo mundo que virou a chave e faz cumprir sua promessa de que seus carros futuros serão utilitários, inclusive o Mustang.

Tudo bem que não se trata de uma ideia pioneira, afinal a Porsche fez isso há quase 20 anos, com o Cayenne e a Lamborghini repetiu a receita recentemente com o Urus. Mas não deixa ser uma jogada inteligente. Porém, o que será do do Mustang “original”?

Claro que o esportivo com seu motor V8 quase sexagenário seguirá em linha, afinal o Mustang é um sucesso de vendas. Se por aqui é uma fortuna, lá tem versões acessíveis com motores compactos, mas que ainda assim satisfazem o desejo de ter um muscle car. A Ford mesmo já deixou claro que o único carro de passeio que será atualizado no futuro será o Mustang.

Mas vamos voltar ao Mach-E. O SUV coloca a marca num segmento em que ela acompanhava a distância. Até então a Ford se dedicava a versões híbridas do Fusion, Edge, Explorer e do Escape (versão americana do Kuga). O Mach-E é totalmente elétrico e disruptivo, por isso precisa de uma embalagem especial.

Visualmente o Mustang Mach-E reproduz elementos do cupê, como a parte frontal da atual geração, a cadência de fastback da traseira e as lanternas com três filamentos verticais. Por dentro o painel em duas peças foi mantido, mas é eclipsado por uma imensa tela vertical da central multimídia Sync, com 15 polegadas e quadro de instrumentos digital de 10 polegadas. Nada mais justo para um Mustang do futuro. Ele ainda conta com sistema de áudio Bang & Olufsen, como no Edge ST, além de teto solar panorâmico.

Sob o capô

O Mach-E será vendido com três opções de potência: 259 cv, 336 cv e 465 cv. A primeira tem tração apenas traseira e as demais são integrais. A versão mais potente, a GT, é capaz de acelerar de 0 a 100 em 4,0 segundos, o que faz dele um dos SUV’s mais rápidos do mercado.

Ele ainda conta com três modos de direção que elevam a performance, mas também penalizam a autonomia, prevista para 480 quilômetros (no padrão EPA). O SUV também  oferece duas opções de baterias. A versão de entrada conta com 75,7 kWh e a de maior performance 98,8 kWh.

A Ford explica seu processo de recarga por quilometragem. Segundo a fabricante, para rodar 50 quilômetros é preciso uma hora de recarga em Wallbox doméstico. Direto na tomada são 35 km para cada hora espetado. Já em um eletroposto é possível obter 150 quilômetros de autonomia em apenas 20 minutos.

Vendas

O Mustang Mach-E chega ao mercado norte-americano no final do ano que vem. Provavelmente deverá ser importado para outros mercados, inclusive o Brasil. Mas são apostas para depois de 2022.

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Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br