Novo BYD Dolphin: Mais Seguro e tem até Geladeira

Hatch elétrico renovado na China antecipa as mudanças que devem chegar ao Brasil em 2025, incluindo design atualizado, mais tecnologia e até uma geladeira.
A BYD lançou o novo Dolphin na China, apresentando um hatch elétrico completamente renovado. O modelo 2026 traz atualizações de design, mais equipamentos, novos recursos de automação e um conjunto mecânico aprimorado. A expectativa é que o novo Dolphin chegue ao Brasil ainda em 2025, trazendo consigo todas as inovações apresentadas.

Design Exterior e Dimensões Ampliadas
A atualização visual mais marcante do BYD Dolphin se concentra na dianteira, com faróis maiores e novas assinaturas de LED. O para-choque também foi completamente remodelado, e o hatch agora oferece opções de rodas de 16 ou 17 polegadas. Na traseira, a reestilização é mais sutil, com a remoção da inscrição “Build Your Dreams” nas lanternas interligadas, substituída pela sigla “BYD”.
Uma mudança significativa é a “unificação” do tamanho do BYD Dolphin. Anteriormente, a versão vendida na China era 13 centímetros menor do que a versão exportada para outros países, incluindo o Brasil. Agora, o carro adota o tamanho padrão de exportação, com 4,29 metros de comprimento, um ganho de 17 cm em relação ao Dolphin GS atual. As demais dimensões incluem 1,77 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Interior Reformulado e Tecnológico
No interior, o novo BYD Dolphin apresenta mudanças pontuais, mas impactantes. Um novo volante de três raios é acompanhado por uma alavanca de transmissão posicionada atrás da coluna de direção, similar aos carros da Mercedes-Benz, liberando espaço no console central.
As telas também são novas, com um painel de instrumentos LCD de 8,8 polegadas e uma central multimídia giratória de 12,8 polegadas, agora com conectividade 5G. Outras novidades incluem seis alto-falantes, carregador sem fio de 50W e um compartimento que funciona como uma geladeira (ou aquecedor), como opção de equipamento.
Segurança Avançada com o Sistema “Olho de Deus”
O destaque em termos de tecnologia é o novo pacote de assistência ao motorista chamado “God’s Eye C” (Olho de Deus). Esse sistema utiliza 12 câmeras e cinco radares ultrassônicos para fornecer uma visão de 360° do veículo. Segundo a BYD, a precisão dos sensores é de um centímetro, e a precisão de estacionamento é de 2 cm.
Com o sistema “Olho de Deus”, o Dolphin pode rodar na estrada sem intervenção do motorista, mantendo-se centralizado na faixa e realizando curvas. A BYD planeja habilitar o sistema Navigation On Autopilot (NOA) em circuitos urbanos por meio de uma atualização de software nos próximos meses.
Opções de Motorização Aprimoradas
O novo Dolphin chega às lojas chinesas com uma nova opção de motorização. Além dos atuais motores elétricos de 95 cv e 204 cv, o modelo agora oferece uma configuração intermediária com 177 cv e 29,5 kgfm, a mesma do Yuan Pro.
A bateria Blade também recebeu melhorias, aumentando de 44,9 kWh para 45,1 kWh nas versões de entrada e intermediária, enquanto a opção de 60,4 kWh permanece disponível na configuração mais cara. Os dados de autonomia, segundo o ciclo chinês (CLTC), são de 410 km, 420 km e 520 km, respectivamente.
As duas baterias carregam mais rápido: a menor passa a aceitar carregadores com potência de 80 kW (antes 65 kW) e a segunda passa dos 80 kW para até 110 kW. Com isso, o tempo de recarga das duas de 30 a 80% melhora de 30 para 25 minutos.
Chegada ao Brasil e Produção SKD
A expectativa é que o novo modelo desembarque no Brasil ainda em 2025, com produção SKD (Semi Knocked Down), o que significa que as peças serão parcialmente montadas no país. Rumores indicam que a BYD também estuda uma versão híbrida do Dolphin para o mercado brasileiro.
Veja também:
- Up Elétrico para 2027. Volkswagen Revela ID. Every1
- Volkswagen Desfila Novo SUV Tera no Carnaval
- O Carro do Oscar! Kadett do Filme “Ainda Estou Aqui” Vai a Leilão