Nova Rampage começa a ser fabricada no Brasil

Nova Rampage começa a ser fabricada no Brasil

Visita presidencial marcou início da produção da Ram Rampage 2024.Picape monobloco terá motores turbodiesel e turbo a gasolina e tração 4×4

A Stellantis iniciou na última semana a produção em série do quinto modelo fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em Pernambuco. Trata-se da picape Rampage, da marca Ram, que será lançada ao mercado nos próximos dias. Com mais este modelo em linha, o Polo Automotivo passa a produzir veículos de três marcas distintas: Jeep, Fiat e Ram.

O presidente da Stellantis para a América do Sul, o italiano Antonio Filosa, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apertaram os botões da linha de Prensas, dando início ao processo de transformação de chapas de aço em partes e componentes da nova picape Ram, a primeira a ser desenhada, projetada e fabricada fora da América do Norte.

O modelo será lançado dia 19/06 e terá motores 2.0 Turbodiesel e o Hurricane T4, turbo a gasolina, além de tração 4×4. A Rampage compartilha a plataforma da Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander.

“Este é um momento especial para a Stellantis, porque representa a oportunidade de fazermos um balanço do que estamos realizando aqui. Além de produzir veículos que são um sucesso de vendas, estamos contribuindo de forma consciente para o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco e do Nordeste”, afirmou Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul. “Nossa presença em Pernambuco se apoia em três pilares estratégicos: localização da produção, regionalização e descarbonização”, acrescentou. 

O Polo Automotivo foi implantado com um investimento inicial de R$ 11 bilhões. Em 2018 teve início um ciclo adicional de investimentos, que prevê um aporte de R$ 7,5 bilhões até 2025, em desenvolvimento de produtos, Pesquisa&Desenvolvimento, sistemas de produção e capacitação de pessoas. Assim, os investimentos totalizam R$ 18,5 bilhões.

A capacidade de produção é de 280 mil veículos por ano. Desde sua inauguração, foram produzidos 1,3 milhão de unidades, das quais 200 mil foram exportadas.


Rampage: interior e equipamentos

A cabine da nova Ram Rampage 2024 oferecerá um ambiente luxuoso, com materiais nobres como suede e duas grandes telas para instrumentos e multimídia. Além disso, a picape contará com a plataforma de conectividade Ram Connect.

O produto não terá alavanca de câmbio, mas sim um seletor de no formato de disco, alojado no console central. O cluster será digital e em uma dos takes, dá para ver que o painel terá semelhanças com Jeep Commander, com linhas horizontalizadas. Além disso, cluster digital também é compartilhado com os primos SUVs. No volante, destaque para o comando do ACC.

Motores

A nova Ram terá o motor Hurricane 4, primeiro fabricado veículo na América do Sul a receber esse bloco. O produto é desenvolvido em parceria com a engenharia do Brasil e dos Estados Unidos.

Com esses dados, podemos confirmar trata-se do motor turbo GME T4 Hurricane de 2.0L. É um bloco e alumínio a gasolina turbo de quatro cilindros em linha e 2.0 litros com injeção direta de combustível. Esse motor faz parte da família de arquitetura de motores Global Medium Engine (GME), criada pela divisão de powertrain do então grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

É atualmente produzido na Itália, China e Estados Unidos. Nesse mercado, foi introduzido com o Jeep Wrangler de 2018 e um ano depois tornou-se disponível para o Jeep Cherokee. É disponível na gama atual também no Compass, daí aplicação nessa nova caminhonete.

No SUV médio vendido nos EUA, esse motor Hurricane rende 200 cv e 300 Nm de torque. A picape também deverá ser oferecida com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 380 Nm que já equipa o Compass, Toro e Commander. E claro, tração 4×4, conforme é exibido no vídeo.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br