NOTÍCIA – Audi A3 Sedan

NOTÍCIA – Audi A3 Sedan

Brasileiro só em novembro

Estava tudo certo para que o lançamento oficial do A3 Sedan feito em São José dos Pinhais, no Paraná, na fábrica que a Audi divide com a Volkswagen, fosse neste mês de outubro. Mas, tudo acabou sendo adiado e a data, apesar do carro já estar sendo produzido, ainda não foi confirmada. Dizem que estão esperando acabar o estoque dos importados para depois soltar os brasileiros. E isso não vai acontecer antes do mês que vem.

Mas isso é bom ou ruim? Bem, depende do que você quer. O preço do brasileiro, claro, ainda não está definido. Porém, sabe-se que, apesar do dólar nas alturas (lembre-se que o carro, apesar de feito aqui, terá muita coisa importada), a versão Attraction, a mais barata, deverá custar abaixo dos 100 mil reais. O bom é que o motor 1.4 turbo, com injeção direta, ao ser retrabalhado para virar flex, teve a potência aumentada de 122 para 150 cavalos, números iguais tanto para gasolina como para etanol. Legal, pois o desempenho deve melhorar. E esse motor também será usado no Q3 e no Golf.

Só que nem tudo são rosas. Para segurar o preço, a versão brasileira perdeu o moderno câmbio robotizado de dupla embreagem S tronic com 7 marchas, para dar lugar a um mais antigo Tiptronic automático com conversor de torque e 6 velocidades. E não é só. A suspensão traseira não é mais independente do tipo multilink. Agora, tem um eixo de torção, uma arquitetura igual à de um Gol por exemplo, conhecida como inter-independente. Claro que para continuar se enquadrando nessa filosofia, apesar dessa versão de entrada já ser considerada um compacto Premium, também não tem bancos de couro, GPS ou sensores de chuva e crepuscular. E nem volante multifuncional com borboletas para troca de marchas. Pelo menos, algumas coisas boas vão ficar: faróis de xenônio, sistema start/stop, 7 airbags (incluindo o de joelhos) e freio de estacionamento elétrico.

De qualquer maneira, as importadas que ainda restam e também com versões abaixo de 100 mil, apesar de terem menos potência, são uma tentação pela maior tecnologia do câmbio e da suspensão traseira.

 

Fotos: divulgação Audi

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br