NA TERRA – Enfrentando a lama

Uma das maiores curtições dos amantes do fora de estrada é andar na lama e sujar o veículo. É a prova que você andou se aventurando.  Tanto é comum que um comboio, durante um descolamento numa estrada de terra, ao se deparar com uma poça de lama, todos passem por ela para “começar a se divertir”. Mesmo que ao lado tenha um caminho absolutamente seco.

Mas tem hora que não tem jeito. A estrada está um verdadeiro lamaçal e a brincadeira tem que ser levada a sério para não ficar agarrado. A primeira coisa a fazer é parar, engatar a tração 4×4 e a reduzida. Se existirem marcas no chão, tentar seguir o mesmo caminho. Deve-se entrar no trecho enlameado em segunda marcha reduzida e manter uma aceleração firme, evitando que o carro perca velocidade.

Pode ocorrer também de o barro cobrir todos os sulcos dos pneus, deixando-os lisos e, claro, sem tração. Por isso, de vez em quando deve-se dar uma acelerada mais forte para fazer as rodas girarem em falso e expulsarem o barro entre os gomos, voltando, assim, a ter tração novamente. Mas, cuidado, não faça isso com o carro parado no barro; nesse caso, as rodas irão cavar sem sair do lugar, e o carro vai afundar e encostar os diferenciais no chão. E aí, só sai se for rebocado…

 

Fotos: arquivo do Blog Carros com Camanzi

Deixe seu comentário: