Maserati lança Ghibli eletrificado

Maserati lança Ghibli eletrificado

A eletrificação dos automóveis é um caminho sem volta, até mesmo para as marcas italianas, que sempre empregaram um fator passional em seus automóveis, para que eles sejam algo mais que um simples meio de transporte. Tanto é que a Maserati acaba de lançar seu primeiro modelo equipado com módulo elétrico, o Ghibli.

Ainda não se trata de um carro totalmente movido a eletricidade ou um híbrido como o Toyota Prius, mas uma versão do sedã Ghibli dotado de um módulo 48 volts, comumente chamada de híbrido leve. Mas nem por isso a marca do Tridente de Netuno deixou de valorizar seu sedã e o batizou de Ghibli Hybrid. A tecnologia adotada no sedã tem sido defendida por boa parte da indústria como uma solução para a transição da eletrificação, sem grande impacto de desenvolvimento e também de preço para o consumidor. Afinal trata-se de um sistema que é fácil de ser incorporado em modelos já existentes e que demandam poucas alterações. Porém a italiana foi além.

300x250

Na prática, a Maserati acoplou um alternador de 48 volts que atua não apenas como gerador de eletricidade, mas também como motor de arranque e alimenta outros agregados para reduzir consumo de combustível. Geralmente, esse módulo também pode entregar torque em condições de baixa demanda, como por exemplo no tráfego lento da cidade. Mas Netuno sabe que seus carros não podem ser apenas eficientes, eles precisam de apelo emocional. Assim, a marca conectou o alternador a um compressor de ar elétrico, que ela chama de e-Booster, que opera por bateria. Essa bateria é regenerada por energia da frenagem, assim como no próprio rodar do carro. O sistema é combinado com motor 2.0 turbo e o resultado são 330 cv e 45 mkgf de torque. Segundo a marca, toda a força está disponível a partir de 1.500 rpm. Ou seja, o Ghibli acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atinge máxima de 255 km/h.

E sabe aquela história de passionalidade, que os italianos adoram inserir em suas “macchinas”? Para que o Ghibli Hybrid não seja mais um sedã executivo na multidão, a marca instalou sistema de escape com ressonadores que amplificam o ruído que sai pelas quatro ponteiras.

Este slideshow necessita de JavaScript.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

 

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br