March e Versa no infinito

March e Versa no infinito

Versa e March SLIDER (1745 x 1158)

Se, há pouco tempo atrás, o câmbio automático era visto com restrições no mercado brasileiro, agora a história se inverteu. Por causa da procura cada vez maior, influência que veio com os carros importados, até os compactos estão sendo oferecidos com o equipamento, que é um alívio para o estresse no trânsito congestionado do dia a dia.

Os mais recentes a oferecerem esta opção são o March e o Versa, com a transmissão automática que a Nissan chama XTronic CVT, do tipo continuamente variável, que oferece infinitas relações de marchas. Produzidos no complexo industrial de Resende, no Rio de Janeiro, ambos já como modelos 2017 e apenas com a opção de motor 1.6 litro.
A decisão de oferecer essa opção veio em razão dos levantamentos de mercado feitos pela marca. Segundo essa pesquisa, 40% dos futuros compradores de carros compactos irão optar por um com câmbio automático e 95% dos atuais proprietários de um veículo com esse tipo de transmissão, afirmaram que o próximo também terá esse equipamento.
A transmissão XTronic CVT da Nissan tem o funcionamento básico de todas as transmissões continuamente variáveis, ou seja, não possuem engrenagens. São duas polias de diâmetro variável ligadas por uma correia metálica, sendo que a primária, conhecida como condutora, é a que recebe o torque do motor, e a secundária, ou conduzida, o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo seu diâmetro e, consequentemente, a velocidade do carro de acordo com a aceleração imposta pelo motorista. Em marcha reduzida, a primária abre o cone, diminuindo o raio, enquanto a conduzida fica com um raio maior. À medida que o carro ganha velocidade, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. Como a distância entre as polias, bem como a da correia, é fixa, só os cones aumentam ou diminuem de tamanho. O sistema apresenta uma infinidade de relações de marcha entre as menores e as maiores, tudo feito sem trancos.
Uma das novidades da nova geração da caixa XTronic CVT que a Nissan está usando no March e no Versa, é o sistema Lock Up com Active Slip Control. O sistema faz com que as acelerações tenham respostas mais rápidas e sem alternâncias, pois ele “segura” a polia e a solta de forma gradual, para que o torque seja transmitido de forma linear e rápida. A caixa ainda é equipada com a função Overdrive, que mantém as rotações do motor em uma faixa mais baixa para incrementar o consumo de combustível. Porém, por meio de um botão na lateral da alavanca, a função pode ser desativada para aumentar o regime de rotação do motor, melhorando as respostas nas acelerações ou retomadas de velocidade, ou, ainda, atuar de forma mais efetiva na função de freio motor.

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Nota “A” no Inmetro

Segundo a Nissan, essa nova geração da transmissão XTronic também permitiu que os dois carros conseguissem a nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro em suas categorias. Os resultados para o March 1.6 foram de 7,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, com etanol, e de 12,0 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada, com gasolina. Já o Versa 1.6 obteve 7,8 km/l na cidade e 10,0 km/l na estrada, com etanol, e 12,0 km/l na cidade e 14,0 km/l na estrada, com gasolina.

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Para a linha 2017, a Nissan também promoveu alterações no isolamento acústico dos modelos. O para-brisa, em ambos, recebeu um tratamento para reduzir ruídos externos, e, o painel, agora tem material fonoabsorvente mais denso. O câmbio CVT, disponível para os modelos March e Versa com motor 1.6 nas versões SV e SL, não elimina a opção de câmbio manual. Somente o Versa 1.6 Unique, o topo de linha, passa a ser disponível só com o câmbio CVT. O Versa também passa a ter vidros elétricos nas quatro portas de série, além de sistema Isofix para prender cadeirinhas de crianças, a partir da versão 1.6 SV. Externamente, os veículos não sofreram alterações, ganharam apenas o logotipo XTRONIC CVT aplicado na tampa do porta-malas.
Veja nos links abaixo o preço, a ficha técnica e os equipamentos de série de todas as versões.

 

Equipamentos de série March 2017

Ficha técnica March 2017

Equipamentos de série Versa 2017

Ficha Técnica Versa 2017

Tabela de preços

 

Fotos: divulgação Nissan

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br