Lightning Tachyon Nb: moto elétrica quer recorde acima de 450 km/h

Lightning Tachyon Nb: moto elétrica quer recorde acima de 450 km/h

Moto elétrica utiliza nióbio brasileiro para melhorar performance. Lightning Tachyon Nb será testada no deserto de sal de Bonneville

Uma moto elétrica americana pretende bater o recorde mundial de velocidade para duas rodas. Trata-se da Tachyon Nb, criada pela pela Lightning Motorcycles. O modelo deverá ultrapassar a barreira dos 450 km/h para quebrar a marca atual.

O modelo será testado em breve no deserto sal de Bonneville, em Utah, nos Estados Unidos. O interessante da Tachyon Nb é que tem um dedo brasileiro no desenvolvimento. Ela utiliza  tecnologia do nióbio.

O nome já indica a proposta: Tachyon é derivado de uma hipótese criada por  cientistas dos anos 1960 para criar uma partícula com potencial de ultrapassar a velocidade da luz. Ele ganha o sufixo Nb, que é o símbolo do nióbio na tabela periódica. O metal utilizado para reduzir o peso do veículo é fornecido pela brasileira CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração).

Lightning Tachyon Nb
Detalhes da nova motocicleta elétrica que tentará quebrar o recorde de velocidade
toggle button

A Lightning Tachyon Nb utiliza o nióbio na bateria, que tem maior densidade de energia e redução de peso em relação às convencionais de íons de lítio. A moto ainda tem nióbio nos discos de freio, módulo de carregamento e chassi.

“Esta parceria serve como plataforma para testar e validar as novas tecnologias de Nióbio, que acreditamos que possam desempenhar um papel significativo no segmento da mobilidade. Neste projeto, estamos implementando discos de freio com Nióbio para melhorar o desempenho em altas temperaturas, além da aplicação do metal em vários componentes como no módulo de carregamento integrado que permite que todo o sistema seja mais confiável e eficiente. Os tubos de aço – especialmente no chassi – também contam com aplicação de Nióbio, o que nos permite atender aos exigentes requisitos de resistência e peso”, afirma Daniel Wright, engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto.

Para se tornar a moto mais rápida do mundo, ela vai precisar superar a Voxan Wattman. Em novembro de 2021, atingiu 456 km/h com o piloto Max Biaggi.  A Lightning produz o modelo em série LS-218, que é a moto comercial mais rápida do mundo. Com motor elétrico de 200 cv, tem velocidade máxima de 218 milhas por hora, ou 350,2 km/h. Ela custa US$ 38 mil nos Estados Unidos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br