Lexus NX 450h+: Híbrido Plug-in Chega às Concessionárias

A Lexus, divisão de luxo da japonesa Toyota, ampliou sua linha de SUVs premium no mercado brasileiro com a chegada do NX 450h+, versão híbrida plug-in que se junta ao portfólio do modelo mais vendido da marca no país. Com capacidade para rodar até 55 km exclusivamente no modo elétrico e potência combinada de 308 cv, o novo integrante da família NX posiciona-se como alternativa sustentável no segmento de luxo.

Posicionamento e Preço

O Lexus NX 450h+ chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 457.990 em versão única sem opcionais, exceto pela pintura perolizada que é oferecida como adicional por R$ 2.530. Apesar do patamar elevado, o modelo mostra-se competitivo quando comparado aos seus principais concorrentes: o Volvo XC60, cujas versões variam de R$ 439.950 a R$ 509.950, e o Audi Q5 TFSIe, oferecido entre R$ 476.990 e R$ 502.990.

Com a chegada da nova configuração plug-in, a linha do SUV médio da Lexus passa a contar com quatro versões no Brasil:

  • NX 350h Dynamic – R$ 385.990
  • NX 350h Luxury – R$ 409.990
  • NX 350h F Sport – R$ 447.990
  • NX 450h+ – R$ 457.990

Como diferencial, os clientes do NX 450h+ receberão dois carregadores inclusos no valor do veículo: um portátil para uso emergencial e um wallbox WEG para instalação residencial ou comercial.

Motorização e Desempenho

O conjunto híbrido plug-in do NX 450h+ combina um motor a combustão 2.5 aspirado de quatro cilindros, que entrega 187 cv de potência e 23,6 kgfm de torque, com dois motores elétricos. No eixo dianteiro, ao lado do propulsor a combustão, está posicionado um motor elétrico de 182 cv e 27 kgfm, enquanto no eixo traseiro há um segundo motor elétrico de 54 cv e 12,1 kgfm.

O resultado é uma potência combinada de 308 cv (o torque total não foi divulgado pela Lexus), suficiente para levar o SUV de 2.070 kg de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos.

A bateria de íons de lítio tem capacidade de 18,1 kWh e pode ser recarregada em tomadas externas com potência de até 7 kW em corrente alternada. O tempo de recarga é de aproximadamente 2 horas e 45 minutos.

Eficiência Energética

Nas medições oficiais do Inmetro, o SUV da Lexus apresentou dois cenários distintos. Com a bateria carregada, utilizando prioritariamente o modo elétrico, conseguiu equivalência de 36,1 km/l na cidade e 29,6 km/l na estrada, além de autonomia de 55 km usando apenas a energia armazenada nas baterias.

Já com as baterias descarregadas, operando principalmente com o motor a combustão, o consumo foi de 14,5 km/l em ciclo urbano e 12,7 km/l em rodovias. Como é característico dos veículos híbridos, o NX 450h+ mostra-se mais econômico em trajetos urbanos, onde há mais oportunidades para regeneração de energia durante as frenagens. Como diferencial adicional, a Lexus oferece garantia estendida de até 10 anos para o NX 450h+, condicionada à realização das revisões programadas na rede autorizada da marca.

Design e Interior

Visualmente, o NX 450h+ mantém a mesma identidade das demais versões da linha, com 4,66 metros de comprimento. O design externo é marcado por linhas angulosas, faróis afilados com assinatura de LED em forma de “L” estilizado e a grade frontal em formato de ampulheta, característica da marca. Na traseira, seguindo a tendência atual entre os SUVs premium, as lanternas são conectadas por uma barra iluminada, e o nome da fabricante aparece centralizado na tampa do porta-malas. As rodas de 20 polegadas com acabamento diamantado complementam o visual.

O interior tem aplicações de madeira nas portas e a cabine é dominada pela grande central multimídia de 14 polegadas, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto, que incorpora também os comandos de ventilação em sua base. 

Um detalhe interessante é o sistema de abertura das portas, que utiliza botões elétricos ao invés de maçanetas convencionais – embora mantenha um mecanismo de emergência para casos de pane elétrica.

Veja também:

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada