Latin NCAP aumenta rigor nos testes de colisão

Latin NCAP aumenta rigor nos testes de colisão

O Latin NCAP, órgão independente que avalia a segurança dos automóveis vendidos na América Latina, anunciou, em webinar para a imprensa, novos protocolos que tornaram suas avaliações mais criteriosas. A nova metodologia que vigorará até 2024 passa a contemplar também, além da segurança para adultos e crianças, proteção para pedestres e assistentes de condução em sua pontuação.

 

Novos critérios do Latin NCAP

 

Entre os novos critérios, o instituto que tem sede no Uruguai, também torna os testes de impactos mais rígidos. Um dos novos critérios é o vazamento de combustível. Segundo o Latin NCAP, nos ensaios de colisão frontal, lateral e no teste do poste (que também se torna padrão), caso o tanque seja avariado e ocorra derramamento do líquido inflamável, todo o teste será penalizado.

Proteção para Pedestres

A proteção para pedestres também passa a contar pontos a favor ou contra no novo protocolo do órgão. A intensidade de danos em caso de atropelamento de pedestres e ciclistas também impactará na nota final.

Mas a novidade é que a tecnologia também contará pontos a partir de agora. O controle de estabilidade (ESP) é item obrigatório para se obter nota máxima. Ou seja, o carro pode ser aprovado em todos os quesitos, mas se não tiver o sistema, perderá pontos.

Itens como aviso de cinto de uso de cinto de segurança, sensor de ponto cego, monitor de faixa, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência (AEB) garantem estrelinhas. Boa parte desses equipamentos já estão presentes no mercado, inclusive em modelos compactos.  O próprio Hyundai HB20, que teve sua nota rebaixada para uma estrela recentemente, conta com AEB em sua versão topo de linha.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Maior Rigor No Latin NCAP

O aumento do rigor nos testes, segundo o Latin NCAP, tem como objetivo alertar os governos sobre a necessidade de aumentar a segurança dos automóveis, assim como forçar fabricantes a tornar seus produtos mais seguros.

300x250

Na apresentação, a entidade deu como exemplo o caso do Chevrolet Onix que recebeu nota zero em 2017, devido a falta de reforços contra impactos laterais e que ajustou o carro para ampliar sua segurança. Ela também dá como exemplo o Ford Ka, que abriu a porta na colisão lateral, em 2017, diferentemente da versão europeia, mas que também passou por mudanças que foram atestadas em 2018.

O diretor geral da Latin NCAP, Alejandro Furas, deixou claro que modelos de grande volume sempre serão acompanhados de perto. E faz sentido, são carros que representam a maioria nas ruas, muitos deles com listas de equipamentos mais simples, o que pode impactar em sua segurança.

Furas também disse que os primeiros testes com o novo protocolo já foram realizados. Os resultados começarão a ser divulgados em breve. Mas adianta: “Nenhum modelo obteve nota máxima”.


Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br