LANÇAMENTO – Britânico sem teto
Range Rover Evoque Conversível
Parece que no mundo dos SUV não se tem mais o que inventar. Agora chegou o primeiro utilitário esportivo conversível do mundo: o Range Rover Evoque! Ele foi lançado oficialmente ontem durante uma festa em Londres, que transformou a noite escura em um dia ensolarado artificialmente, dentro de um cenário criado nos jardins da faculdade de design Central Saint Martin. E não era para menos, afinal a ousadia de ser o primeiro veículo desse tipo da Land Rover, e do segmento, foi um bom motivo para tanto.
Chamado de conversível para todas as estações, a Land Rover quer repetir com ele o sucesso que o Evoque vem fazendo desde que foi lançado em 2012. Com lugar para apenas quatro pessoas, foi baseado na versão de duas portas. No lugar da capota rígida foi colocada uma em tecido que pode ser aberta em 18 segundos ou fechada em 21 por meio de um sistema eletro-hidráulico, desde que o carro esteja andando até uma velocidade de 50 km/h.
Logicamente, toda a parte estrutural foi refeita e o resultado é que o Evoque conversível ficou 270 quilos mais pesado que a versão normal. Além disso, o porta-malas, para poder abrigar a capota recolhida que fica totalmente escondida, teve a capacidade reduzida de 420 para 251 litros. Ele também estréia com um novo sistema multimídia sensível ao toque, com tela de 10,5 polegadas, chamado InControl™ Touch Pro, que oferece interação com smartphones, GPS, conectividade 3G e um potente sistema de som.
A segurança não foi esquecida. Além de contar com um quadro de parabrisa reforçado, em caso de ameaça de um eventual capotamento, dois arcos de alumínio são arremessados para fora em 90 milissegundos, criando um espaço de sobrevivência para os ocupantes.
Como todo bom Land Rover, o Evoque conversível também vem com toda a parafernália que o torna um dos melhores 4×4 disponíveis no mercado. Tem tração integral, câmbio automático de 9 marchas e sistema Terrain Response para adaptar o conjunto motor/câmbio a vários tipos de terreno. Os motores são os mesmos encontrados no restante da linha: motor 2.0 turbo a gasolina com 240 cavalos, ou 2.0 TDI com 180. Apesar de já ter sido lançado, só vai ser vendido em meados do ano que vem, inclusive no Brasil.
Fotos: divulgação Land Rover