Lamborghini Sián: pegando o primeiro touro híbrido da história à unha

Lamborghini Sián: pegando o primeiro touro híbrido da história à unha

 

Lamborghini Sián: a Lamborghini apresentou no Salão de Frankfurt, na última semana, o primeiro modelo híbrido de sua história. O Sián é daqueles esportivos que ostentam prefixos “super” ou “hiper”. Não à toa. O carro é empurrado por 830 cv de potência, entregues por um motor 6.5 V12 a gasolina — o mesmo do Aventador —, que gera 785 cv a 8.500 rpm, e por um propulsor elétrico de 48 volts. Todo esse poder faz com que esta seja o carro mais potente já desenvolvido pela marca do touro.

O Sián acelera de 0 a 100 km/h em “míseros” 2,8 segundos. Segundo a Lamborghini, a velocidade máxima do híbrido é de 350 km/h. O sistema de frenagem regenerativa faz com que a bateria seja recarregada com o veículo em movimento. Tamanha energia é liberada a fim de gerar potência na hora da aceleração. Quando o carro chega aos 130 km/h, o motor elétrico abre alas para o V12.

 

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O nome

 

A Lamborghini tem certa originalidade, há de se admitir, na hora de batizar seus modelos. O nome Sián significa “relâmpago” em um dialeto bolonhês e faz alusão ao hibridismo do veículo, bem como ao título de carro mais potente da história da fabricante até o momento.

 

O precinho

 

Evidente que, como todo Lamborghini, o Sián é para o bolso de poucos. Segundo a empresa, o carro é vendido por módicos 3,6 milhões de dólares, o equivalente a R$ 14,7 milhões em conversão direta. Apenas 63 unidades do modelo foram produzidas. Todas já foram reservadas.

 

Curiosidade

 

O número 63 remete ao ano de fundação da fabricante. O magnata da indústria italiana Ferruccio Lamborghini fundou a empresa em 1963 a fim de produzir um grand tourer para competir com marcas já estabelecidas no mercado, como a Ferrari.

Durante seus primeiros anos, na esteira do sucesso de modelos hoje icônicos como o 350 GT e o Miura, a Lamborghini cresceu rapidamente. No entanto, a empresa enfrentou seríssimos problemas por conta da crise do petróleo na primeira metade da década de 1970. Em 1978 deu entrada no pedido de falência.

Em 1980, a empresa foi comprada pelos irmão Patrick e Jean-Claude Mimran. Os dois foram responsáveis pela ressurreição da companhia. Investiram pesado e, por fim, em 1987, venderam a Lamborghini para a Chrysler em uma lucrativa transação.

A empresa passaria ainda pelas mãos de um grupo de investimento da Malásia e de uma empresa da Indonésia até chegar ao controle do grupo Volkswagen. A VW comprou a Lamborghini em 1998 e, desde então, a marca está sob seu guarda-chuva.

 

 


 

 

Fotos: Divulgação

 


 

Marcus Celestino é Jornalista e Cineasta
Já foi repórter do Estado de Minas e do Jornal do Brasil. Também atuou como editor do Auto Papo. Já cobriu os principais salões do automóvel do mundo e zerou, quando criança, todas as versões de Top Gear para Super Nintendo. Atualmente trabalha como analista de dados. Nas horas vagas tenta destronar Lewis Hamilton no modo carreira de F1 2018.

 


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br