Ladrões ligam Toyota Hilux com um ímã: fato ou fake?
Vídeo que circula em grupos e redes sociais revela terrível falha de segurança na Toyota Hilux. Picape poderia ser furtada de maneira simples
O ano é 2023 e mais um vídeo circula nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp revelando uma terrível falha de segurança de um carro. A bola da vez é um vídeo em que, uma suposta policial civil, alerta sobre a possibilidade de ligar o motor de uma Toyota Hilux aproximando um ímã do botão de partida. Fato ou Fake?
Na gravação, a suposta policial civil do Acre demonstra como uma Toyota Hilux pode ser facilmente ligada apenas ao aproximar um ímã do botão de partida. No entanto, essa afirmação não é verdadeira!
Isso porque o objeto utilizado no vídeo não é um ímã, mas sim um transponder, um dispositivo eletrônico que possui um código semelhante ao presente no interior da chave do veículo. Ao detectar esse código, a central eletrônica do veículo libera a ignição.
- VW T-Cross 2025: Vale Quanto Custa?
- Toyota Hilux GR Sport no dia-a-dia e no Off-Road
- Teste do Novo Chevrolet Spin 2025
Aliás, o vídeo tem todas as características de uma fake news: informação alarmante, sem origem clara da fonte. A placa da picape não aparece, bem como localização. Por fim, a narração parece ter colocada por cima do vídeo original.
A Toyota do Brasil se viu obrigada a fazer um comunicado oficial sobre o caso. A maraca japonesa esclareceu que o objeto apresentado no vídeo não é um pedaço de ímã, mas se assemelha a um componente interno da chave de ignição. A empresa sugere que esse componente pode ter sido retirado de uma das chaves originais do veículo ou clonado ilegalmente.
Logo, o vídeo que circula nas redes sociais não demonstra uma falha no sistema da Toyota Hilux, mas sim a utilização de um dispositivo eletrônico que não é um ímã, como erroneamente afirmado. Infelizmente, casos de furto de veiculos são comuns. Mas para isso, os criminosos usam de outras técnicas. Por isso é importante que os proprietários de veículos mantenham suas chaves originais em segurança para evitar situações de clonagem ou uso não autorizado.
Leia a nota da Toyota:
A Toyota do Brasil informa que o objeto apresentado no vídeo não é um pedaço de ímã, mas sim algo que se assemelha a um componente interno da chave de ignição, que pode ter sido extraído de uma das chaves originais do veículo ou clonado ilegalmente. Portanto, é importante ressaltar que essa ação não denota um defeito de produto, mas sim uma cópia não autorizada da chave eletrônica do carro.”Toyota do Brasil
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023