JAC lança picape elétrica por R$ 290 mil

JAC lança picape elétrica por R$ 290 mil

Quem achou que a JAC estava com papo de pescador, há um ano, quando ela anunciou um pacotão de modelos elétricos, inclusive uma picape média, precisa dar o braço a torcer. A marca chinesa acaba de lançar a IEV 330 P. Primeira picape elétrica de seu porte no mundo.

O utilitário com carranca de Toyota Hilux, chega em apenas uma versão com preço sugerido de R$ 289.900. Valor que faz dela a média mais cara do mercado, superando as topo de linha diesel, como a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, que custa R$ 232 mil e Toyota Hilux GR-S II, que custa R$ 239.590. Para convencer o consumidor a levar para casa uma picape elétrica, que custa R$ 50 mil a mais que a versão topo de linha da líder de vendas entre as médias, a JAC aposta em seu pioneiro motor elétrico que entrega 150 cv e 33,7 mkgf (com disponibilidade constante).

Por dentro, a picape conta com quadro de instrumentos que combina relógios analógicos com grande mostrador digital, multimídia de sete polegadas, câmera de ré, ar-condicionado, sensor de ré e até mesmo kit de reparo para furos nos pneus.

Capacidades

A IEV 330 P também conta com caçamba longa com 1,81 m, que eleva o comprimento total do utilitário para 5,61 m. No entanto, apesar do maior volume que as demais médias do mercado, sua capacidade de carga é de apenas 800 quilos, 80 quilos a mais que o que comporta uma Fiat Strada cabine plus, da nova geração. A capacidade cerca de 20% dos modelos concorrentes muito se deve pelo lastro das baterias. Elas adicionam 364 quilos ao peso total do carro, que pesa 2,2 toneladas.

Baterias e autonomia

Seu kit de baterias é de fosfato de ferro-lítio de 67,2 kWh e a marca garante que o composto é o mais indicado para aplicações de transporte de carga. Segundo a JAC, esse tipo de bateria tem menor densidade que as convencionais pilhas de íon-lítio.

O tempo de recarga completa é de 8 horas na corrente alternada. Numa Wallbox, o ciclo de recarga cai para apenas 90 minutos. No entanto, a autonomia da picape é de até 320 quilômetros. Uma quilometragem baixa quando se trata de um utilitário que muitas vezes tem a função de transporte de carga rodoviária. Ou seja, o raio máximo do veículo é de 160 quilômetros de sua base.

A montadora aposta no baixo custo de rodagem e de manutenção:

“Ele é capaz de rodar 320 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 21 kWh por 100 km, o iEV330P é a picape com o menor custo por km rodado do mundo. Para recarregá-lo por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 37. Já o custo de manutenção é um capítulo à parte. Devido à racionalidade do projeto de um modelo elétrico, há uma infinidade de peças que não faz parte da arquitetura construtiva do iEV330P, o que, além de simplificar o processo de montagem do veículo, acaba barateando seu custo de manutenção”.

A picape já está a venda no Brasil. Será que a aposta da JAC vai dar certo?

 

Informações Técnicas da picape elétrica IEV 330 P:

Ficha Técnica iEV330P

Equipamentos de série IEV330P

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Fotos: divulgação

Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

 

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi
🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5
👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join
📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br