LANÇAMENTO – Hyundai New iX35 já está nas concessionárias
Emilio Camanzi (*)
São Paulo, SP
Manter a liderança que conquistou em sua faixa do segmento de SUV e continuar vendendo 1.700 unidades mês, são os principais objetivos da Hyundai/CAOA com o novo iX35 modelo 2016. Montado na fábrica do grupo em Anápolis, Goiás, talvez o prefixo “New” que ele ganhou no nome seja um pouco exagerado. Afinal, ícone do segmento desde que chegou ao nosso mercado em 2010 (passou a ser montado aqui, três anos depois, com motor flex), suas linhas ousadas e o bom espaço interno, além da posição alta de dirigir, fizeram com que caísse na graça do consumidor. Principalmente as mulheres.
Agora ele ganhou apenas um leve face-lift, que já tinha sido feito na versão coreana em 2013. Ou seja, se você esperava o realmente novo iX35 apresentado no Salão de Genebra no início do ano e que agora voltou a se chamar Tucson, esqueça. Pelo menos por enquanto.
De qualquer maneira o “novo” iX35 continua agradando e suas linhas continuam em dia com a tendência atual. E deve continuar se impondo diante de Toyota RAV4, Honda CR-V, Kia Sportage e Mitsubishi ASX com quem ele briga diretamente. Uma novidade é que agora está disponível em três versões: de entrada, intermediária e top (veja os equipamentos de série de cada uma no link), com preços que partem de R$ 99.990. Para comemorar o lançamento, uma série especial de 300 unidades (176 da versão intermediária e 124 da topo de linha) pintadas de cor laranja exclusiva e com o logo Launching Edition sem acréscimo de preço.
As modificações foram na dianteira, com nova grade, luzes diurnas, novo desenho dos faróis de neblina e uma imitação de peito de aço na parte inferior do pára-choque. Na lateral, novas rodas e, na traseira, as lanternas, apesar de iguais, tiveram a configuração interna alterada e passam a ter iluminação por meio de LEDs.
Internamente algumas sofisticações dependendo da versão, como por exemplo, partida por meio de botão, abertura das portas sem chave, câmera de ré, GPS, ar-condicionado automático de duas zonas e teto solar duplo panorâmico. Porém, itens importantes como air bags laterais e de cortina, e controles eletrônicos de estabilidade e tração, bem como o controle automático de velocidade em descida, só na versão topo de linha.
Na mecânica, praticamente não houve alterações. O motor continua o 2.0 de quatro cilindros flex, exclusivo para o mercado brasileiro, que tem 157 cavalos com gasolina ou 167 com etanol, ligado a um bom câmbio automático de seis marchas que tem possibilidade de trocas sequenciais. O motor recebeu novas calibragens na central eletrônica para se adequar às normas antipoluição e, segundo a montadora, ficou também mais econômico.
O isolamento acústico na parte traseira também foi melhorado, o que deu para sentir no breve test-drive. O iX35 agora filtra melhor as irregularidades do terreno o que contribui para o silencio interno. O espaço interno também continua sendo uma das qualidades. Quatro adultos viajam com conforto. Só um eventual quinto passageiro, no meio do banco traseiro, vai poder reclamar do ressalto do banco e do fim do console (que agora tem saídas de ar para a parte de trás), que rouba um pouco de espaço para os pés.
Quanto ao desempenho, o iX35 anda razoavelmente bem. Acelerações e retomadas de velocidade são corretas, mesmo quando está carregado. A estabilidade também se mostrou coerente com a categoria do carro. Mas como todo SUV, é alto e não dá para abusar.
Preços:
iX35 (entrada): R$ 99.990
iX35 (intermediária): R$ 109.990
iX35 (top): R$ 122.990
Ficha Técnica e itens de série
(*) O jornalista viajou a convite da Hyundai/CAOA