Hyundai HB20 2023 ganha novo design e mais segurança
Hatch muda completamente o design e deverá manter a liderança entre o automóveis de passeio. Confira os preços do novo Hyundai HB20 2023
Thiago Ventura
O Hyundai HB20 causou muita polêmica devido ao design da segunda geração, lançada em 2019. A própria marca coreana reduziu os cromados para melhorar as linhas delgadas do hatch. À despeito disso, foi o carro de passeio mais vendido de 2021 e segue na liderança neste ano. E essa posição deve ser mantida, agora que o carro ganha um novo visual que você confere nesta matéria e na reportagem de Camila Camanzi!
O Hyundai HB20 2023 foi completamente renovado em sua dianteira e traseira, adotando linhas mais agressivas e nervosas. O interior foi mantido, mas ganhou cluster digital nas versões topo de linha. O carro ainda ganha novos itens de segurança e promete incomodar os concorrentes com preços a partir de R$ 76.690,00.
O modelo chega ao mercado em sete versões, com dois motores e duas opções de câmbio. O carro passa a adotar a mesma nomenclatura de versões do Creta. O sedã Hyundai HB20S foi exibido nesta terça-feira, mas só chega ao mercado nos próximos meses.
Preços do Hyundai HB20 2023
PREÇOS:
HB20 1.0
- Sense MT: R$ 76.690,00
- Comfort MT: R$ 79.990,00
- Limited MT: R$ 85.490,00
HB20 1.0 Turbo:
- Comfort MT: R$ 93.790,00
- Comfort AT: R$ 99.390,00
- Platinum AT: R$ 105.390,00
- Platinum Plus AT: R$ 114.390,00
Hyundai HB20 2023: design
A vista frontal do Hyundai HB20 2023 é o grande destaque dessa atualização. O carro passa a adotar linhas mais dramáticas e grade dividida em dois segmentos. A peça conta com elementos paramétricos; as luzes de seta foram alojadas no para-choque, enquanto capô ganhou vincos marcantes. Com as mudanças o carro ganhou 5 cm de comprimento na dianteira e 2.5 na traseira.
Leia também:
Hyundai Creta 2023 ganha mimo no teto solar
Teste do Hyundai Creta Ultimate
Hyundai apresenta SUV elétrico conceitual
Por falar nisso, na parte de trás o Hyundai HB20 tem nova tampa do porta-malas, para-choque e iluminação. As lanternas são ligadas por um elemento refletivo, inspiradas nos modelos mais caros e de outros mercados como Tucson e Elantra. A peça tem iluminação em LED e tem elementos tridimensionais, enquanto as luzes de seta também caíram para o porta-malas.
Na vista lateral, de novidade apenas as novas rodas de liga-leve, agora com 16″, ante as de 15″de até então. A distância entre-eixos está mantida em 2,53m, assim com o volume do porta-malas, com 300 litros e do tanque, que recebe 50 litros.
Leia também:
Ministério da Justiça investiga ‘marmita’ do Toyota Corolla Cross
Localiza vende 49 mil carros e ativos da Unidas por R$ 3,5 bi
Nova CNH 2022: documento é alterado mais uma vez
Toyota pode lançar mini-Hilux para brigar com Toro e Maverick
No interior, segue o mesmo desenho já bem conhecido. Havia quem achasse que a Hyundai Motor do Brasil optasse por utilizar o visual do i20 europeu, mas isso não se confirmou. A novidade fica por conta do cluster 100% digital, disponível apenas nas configurações Platinum e Platinum Plus. É um painel de instrumentos totalmente digital, colorido, interativo e personalizável, que disponibiliza três opções de cor de fundo para escolha do motorista.
A central multimídia passa para 8 polegadas com Android Auto e Apple Car Play sem fio e o carro pode vir equipado com carregador por indução. Somente na top de linha, o ar-condicionado digital torna-se automático, com três níveis de intensidade.
Novidades em segurança
O Hyundai HB20 2023 passa a oferecer também novo itens de segurança. O carro oferece em todas as versões seis airbags, incluindo airbags laterais de cortina. Também fazem parte da lista freios ABS com EBD, controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e assistente de partida em rampa (HAC).
O hatch avança na oferta de itens avançados de segurança, como os novos assistentes de permanência e centralização em faixa (LKA e LFA) e assistente de ponto cego (BCA). Pena, que apenas para a versão topo de linha. O Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), que já era oferecido, permanece. O carro é capaz de frear sozinho e mitigar algum acidente; agora é capaz de detectar ciclistas, além de pedestres e veículos.
Somente no Platinum Plus, o pacote de segurança passa a vir também com o alerta de Saída Segura (SEW), que ajuda a evitar acidentes caso alguma pessoa abra a porta enquanto outros carros se aproximam. Há também um novo alerta para evitar o esquecimento de objetos ou pessoas no banco traseiro.
Na linha 2023, o carro ganha, somente na versão topo de linha, o Assistente de Centralização em Faixa (LFA), capaz de movimentar o volante para manter o carro no centro da faixa de rodagem. Ele atua em conjunto com o Assistente de Permanência em Faixa (LKA), para evitar que o carro vá para outra pista.
Tecnologia na linha 2023
Se a segurança ficou muito boa em especial para a opção mais cara, outros recursos tecnológicos são ampliados nas demais versões. A partida remota pode ser operada na Platinum e Platinum Plus.
Controle de cruzeiro e limitador de velocidade agora são de série em todas as versões. Na Limited, Platinum e Platinum Plus, estão disponíveis os recursos de monitoramento da traseira via câmera e sensor de estacionamento traseiro, e também a função de acendimento automático dos faróis.
O HB20 2023 passa a contar com até 3 entradas USB, sendo uma delas Tipo A, para transmissão de dados para a central multimídia, e as outras duas Tipo C para carregamento rápido da bateria, das quais 1 está disponível para os passageiros traseiros.
O novo HB20 conta com a central multimídia blueMedia, que traz tela de 8 polegadas, conectividade sem fio com smartphones via Google Android Auto ou Apple CarPlay e botão para acionamento do comando de voz no volante.
Para atender as demandas de um público cada vez mais conectado, seja via celulares ou outros aparelhos eletrônicos, Também está disponível a opção de carregamento por indução (sem fio) da bateria do celular no console central, logo abaixo dos comandos do ar-condicionado.
O sistema de carros conectados Bluelink é disponível nas versões Limited, Platinum e Platinum Plus. O serviço de degustação gratuita do Bluelink foi estendido de 6 meses para 3 anos. Quem comprou o carro com o equipamento no passado vão ter o benefício estendido.
Motor
Na parte mecânica, nada mudou. O carro segue com motores 1.0 três cilindros aspirado e turbinado. O modelo de entrada tem o bloco Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex
tem até 80 cv com etanol e 75 com gasolina com torque máximo de 10,2 kgf.m com combustível de cana. Esse motor é associado ao câmbio manual de cinco marchas.
O turbinado Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex rende até 120 cv de potência com etanol e gasolina e oferece torque de 17,5 kgf.m com etanol e 17,5 kgf.m com gasolina a 1.500 rpm. Ele pode ser associado a um câmbio manual de seis marchas ou automático de seis marchas.
O conjunto oferece o sistema Stop & Go (ISG), que liga e desliga o motor automaticamente para reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes. O carro pode vir equipado com borboletas atrás do volante para trocas manuais ou pela alavanca de câmbio.
Eu dirigi o carro no Circuito Panamericano, no Interior Paulista, numa pista controlada com possibilidade de testar os vários dispositivos de segurança. Os itens são bastante úteis, pena que disponíveis apenas disponíveis na versão topo de linha.
O carro mantém a mesma dirigibilidade da linha anterior: andei no bloco turbo, que desenvolve bem em baixas rotações. Em curvas mais fechadas, o carro se comporta deforma segura e os frenagem é eficiente, mesmo com freios à tambor na traseira.
Cores
O HB20 2023 pode ser comprado em seis cores: Branco Atlas e Preto Ebony sólidas, Prata Brisk, Prata Sand e Cinza Silk, nas pinturas metálicas, e o tom perolizado Saphire Blue, que era exclusivo do sedã e agora estará disponível também no hatch.