Guepardo: ex-funcionários da Troller criam veículo off-road nacional

Guepardo: ex-funcionários da Troller criam veículo off-road nacional

Adventures Off Road é a nova marca brasileira, criada por ex-engenheiros da Troller. Guepardo será um utilitário 4×4 com motor turbo

Desde de que a Ford resolveu matar a Troller, milhares de fãs lamentam o fim da marca brasileira, criada no Ceará. Mas eis que alguns dos nomes que tanto ajudaram na finada estão à frente de um projeto empolgante: Adventures Off Road, a nova marca de veículos off road do Brasil! A novata se prepara para o lançamento do primeiro modelo: o Guepardo.

Trata-se de um modelo off-road da categoria UTV, que tem como concorrentes veículos da Polaris e Can-Am. O Guepardo terá opção de 4 ou 2 lugares e será o primeiro veículo desse segmento a oferecer como opcional o ar condicionado. Esse tipo de modelo não é emplacado e trafega em lugares fechados como trilhas ou fazendas.

300x250

O novo veículo off road da Adventures Off Road é equipado com o motor EA111 Volkswagen 1.6, turbo e movido a gasolina, com potência de 121 cv a 5250 RPM e um torque de 181 Nm a 2500 RPM. O câmbio é manual, com 5 marchas e ré. Além disso, o Guepardo conta com um tanque de combustível de 40 litros e tem um peso total de 1.250 kg, garantindo uma experiência off road potente.

A equipe de desenvolvimento, composta por quatro ex-engenheiros da montadora Troller, está aprimorando e finalizando o protótipo para testes no litoral do Ceará, no interior do estado e também em pistas no interior de Minas Gerais. A previsão é que os primeiros veículos estejam prontos até setembro deste ano, com início da pré-venda para o público.

Moacir Braga, Thiago Holanda, Alexandre Frota e Carlos Renato, os quatro ex-engenheiros da Troller, acreditam que o mercado para esse segmento é promissor. A aposta é de que o Guepardo vá se destacar nos quesitos qualidade, segurança e desempenho.

O Guepardo traz diferenciais como baixo custo de manutenção, confiabilidade do equipamento, segurança, equipamentos disponíveis e nível de ruído interno. A equipe utilizou conceitos e práticas comuns na indústria automotiva para o desenvolvimento e validação do veículo.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

Clauder Ciarlini, diretor geral e idealizador da Adventures Off-Road, ressalta que o Guepardo é mais do que um UTV (Utility Task Vehicle), e sim um URV (Utility Recreational Vehicle – Veículo Recreativo Utilitário). “Nosso veículo é um automóvel e os UTVs são quadriciclos redesenhados. A motorização / transmissão do URV é um motor convencional de uso automotivo aliado a uma confiável transmissão manual, enquanto o conjunto utilizado nos UTVs do mercado utilizam transmissão CVT com acionamento por correia, requerendo alto giro do motor e causando ruídos bastante elevados aos ocupantes. Sem falar das constantes quebras de correia da CVT”, afirma.

A equipe ainda aposta na eficiência do motor Volkswagen, que possui curva de torque adequada para essa aplicação. Outro destaque é a suspensão, que foi desenvolvida exclusivamente para o Guepardo.

O preço do veículo ainda não foi divulgado. A empresa conta com site para cadastro de interessados. Também há oportunidades para empresas que desejam revender ou prestar assistência técnica no produto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br