Ford testa redução automática de velocidade em zona 30

Tecnologia Geofencing da Ford reduz automaticamente velocidade dos carros em zona 30 km/h. Modelos no Brasil podem receber recurso

 

Um recurso ainda em teste pode ajudar na segurança no trânsito e redução de acidentes com pedestres e ciclistas mundo afora. Desenvolvido pela Ford na Europa, o Geofencing é capaz de reduzir automaticamente a velocidade dos carros em locais específicos. Uma aplicação é na Zona 30 km/h, que avança em vários países.

Segundo a marca americana, a tecnologia ainda ajuda a evitar multas de excesso de velocidade. Do ponto de vista urbanístico, poderia reduzir sinais de trânsito e outros alertas em cidades conectadas, gerando um visual “mais limpo”.

300x250

https://www.youtube.com/watch/36wVQGISZVU

“O geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável”, diz Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa.

 

Como funciona?

O geofencing utiliza rastreador de GPS, que avisa o sistema quando o veículo entre num lugar georreferenciado como “Zona 30”. O condutor recebe um alerta e, automaticamente, a velocidade é limitada somente nos trechos específicos.

O teste é feito pela marca em Colônia, na Alemanha com duas vans elétricas E-Transit.  O teste de 12 meses abrange todas as zonas de 30 km/h no centro de Colônia, na Alemanha, e zonas selecionadas de 50 km/h e 30 km/h no resto da cidade.

Zona 30 pode ser georreferenciada para limitar automaticamente velocidade do veículo

Segundo a marca, todos os modelos Ford vendidos atualmente no Brasil contam com modem, que poderia ser utilizado quando o recurso for disponível por aqui.  O geofencing também pode ser utilizado limitar o uso do motor a combustão, no caso de carros híbridos, para evitar poluição nesses locais restritos.

Zona 30

A tecnologia Geofencing será uma aliada da Zona 30, que ruas e perímetros com restrição de velocidade. O nome diz respeito à velocidade máxima em vias locais, que é de 30 km/h, especialmente próximo de hospitais, escolas e outros estabelecimentos. Surgida na Europa, também tem sido aplicada no Brasil.

Recursos como alerta e frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo aumentam a segurança para pedestres. Mas, segundo a Ford, o controle de velocidade por Geofencing é potencialmente mais efetivo.

 

Leia também:
Ford Maverick e Ranger terão versão Lightning 

BYD pode assumir fábrica da Ford na Bahia?
Mesmo sem fábrica, Ford contrata 500 engenheiros no Brasil

DEIXE SEU COMENTÁRIO
Postagem Relacionada