LANÇAMENTO – Novo Focus 2016 – Tecnologia e esportividade

Aquiraz, Ceará – 22/06/2015 (*)

Depois de aparecer no Salão de Buenos Aires, a versão global do novo Ford Focus feita na América do Sul, acaba de ser lançada no Brasil. Mas, não fique muito animado. O hatch, o primeiro a ser comercializado, só chegará às concessionárias no começo de agosto. E tem muitas novidades que deverão ajudá-lo a continuar na liderança do segmento dos hatches médios. Uma que merece destaque, é a pré-venda direcionada aos proprietários de Focus modelos 2014/2015. A Ford dará um desconto de 15% no preço de tabela para que os clientes não sofram com a desvalorização que o novo vai provocar em relação ao dele. Basta que ele comprove com o certificado de propriedade, a compra do modelo anterior. Só vale um por número de chassi. Uma maneira simpática de compensar aquele que se sentir prejudicado e, ainda, garantir a fidelidade do consumidor.

Mas, vamos ao que interessa: o novo Focus!

                Ele ganhou uma boa repaginada no estilo da frente. Agora, acompanha o novo DNA da marca, que começou com o Fusion e já está presente no New Fiesta e no Ka. O resultado agrada. O carro, visualmente, ficou mais moderno e ao mesmo tempo mais esportivo. Todas as versões têm rodas em liga leve de aro 17 polegadas, que reforçam essa impressão. Com a nova frente, ganhou até maior eficiência aerodinâmica, com resultados positivos no consumo.

Internamente, novos materiais mais sofisticados e um design inspirado em um cockpit esportivo, com todos os instrumentos voltados para o motorista, incluindo um painel “soft touch”, reforçam a tendência de um projeto focado no prazer de dirigir sem, no entanto, deixar de lado a sofisticação. Detalhes que tornaram o habitáculo mais agradável. O espaço continua bom, podendo levar quatro adultos com conforto, ficando o quinto, que senta no meio, um pouco prejudicado pelo túnel e fim do console. O porta-malas com 316 litros de capacidade, por sua vez, não é dos maiores.

Uma das atuais características da Ford é apresentar produtos com tecnologias de ponta. Foi assim com o New Fiesta e o Ka, que inovaram no segmento dos compactos com assistente de partida em rampas, controles eletrônicos de estabilidade e tração, além de sistema que se conecta ao Samu, automaticamente, em caso de acidente. O novo Focus, além destes, vem com vários outros, como: o controle de torque em curvas, aviso de pressão baixa dos pneus, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva. Tudo de série, desde o modelo mais simples. E na versão mais sofisticada, assistente de frenagem autônomo, faróis de bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, e sistema de estacionamento automático para vagas paralelas, perpendiculares e saída de vagas paralelas.

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Interessante o assistente de frenagem autônomo. Por meio de um sensor colocado no para-brisa, o sistema, em velocidade até 50 km/h, freia automaticamente o carro, diminuindo o impacto e, em velocidade até 20 km/h, para o carro antes de atingi-lo. Ideal para as distrações no “para e anda” dos congestionamentos.

Já os faróis bi-xenon adaptativos encontram automaticamente a melhor opção para iluminar na cidade, no transito, na estrada, ao cruzar com outro veículo e até acompanhando as curvas, sem ofuscar quem vem em sentido contrário ou está andando à frente. Dois itens de segurança muito bem-vindos e que ajudam até a diminuir o valor do seguro.

A Ford também aproveitou para fazer alguns aprimoramentos na mecânica. Foi aumentada a rigidez torcional da carroceria, tem uma nova direção elétrica e buchas mais rígidas na suspensão dianteira, além de um novo tratamento acústico do interior. O resultado prático disso que comprovei no test-drive, foi um rodar mais confortável, com uma diminuição dos ruídos internos em relação ao modelo anterior, especialmente em pisos irregulares, e um comportamento preciso em curvas, dando mais segurança e prazer ao dirigir.

Os motores, apesar de terem sofrido melhorias, continuam com os mesmos valores de potência. O 1.6, com 131 cavalos com gasolina e 135 com etanol; e o 2.0, com 175 e 178 cavalos, respectivamente. Mas, foram modificadas as curvas de entrega de potência e torque, permitindo acelerações mais progressivas e uma dirigibilidade mais prazerosa, além de uma consequente diminuição no consumo de combustível. Todas as versões com motor 1.6 são equipadas com câmbio manual de cinco marchas, enquanto as versões 2.0 vem com a transmissão automatizada de dupla embreagem, chamada Power Shift, e com aletas para trocas sequenciais atrás do volante. Claro que as versões com motor 2.0 tem um desempenho muito bom. Mas as equipadas com o 1.6 não deixam a desejar.

Enfim, pode-se dizer que, realmente, o novo Focus se enquadra dentro da filosofia da Ford: a de que é um carro para quem gosta de dirigir.

 

Versões e preços:

 

O Novo Focus SE 1.6, por R$69.900,00, já vem de série com:

– Rodas de liga leve 17”

– Sistema AdvancedTrac: controle eletrônico de estabilidade e tração, sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas e       aviso de pressão baixa dos pneus

– Freios a disco nas quatro rodas

– Faróis de neblina

– Acendimento automático dos faróis

– Espelho retrovisor interno eletrocrômico

– Sensor de chuva

– Chave programável MyKey

– Sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2”, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos   aplicativos e Assistência de Emergência

 

O Novo Focus SE Plus 1.6 custa R$71.900,00 e acrescenta:

– Rodas em liga leve 17” exclusivas

– Airbags laterais

– Bancos revestidos em couro

– Sensor de estacionamento traseiro

– Controle de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade

– Ar-condicionado digital de duas zonas

 

O Novo Focus SE Plus 2.0 AT, por R$ 78.900, oferece:

– Motor 2.0 Direct Flex

– Transmissão sequencial de 6 velocidades

– Paddle Shift

 

O Novo Focus Titanium 2.0 AT custa R$ 86.900,00 e traz também:

– Acabamento exclusivo Titanium

– Rodas em liga leve de 17” exclusivas

– Airbags de cortina

– Chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power

– Sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch, tela de 8 polegadas com sistema de navegação,  tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, conexão              Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado

– Sony Premium Sound com 9 alto-falantes

– Assistência de Emergência

 

O Novo Focus Titanium Plus 2.0 AT, topo de linha, por R$ 95.900, tem ainda:

– Assistente de frenagem autônomo com sensor, que ajuda a evitar acidentes em velocidades até 50 km/h

– Faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED

– Sistema de estacionamento automático de segunda geração, para vagas paralelas, perpendiculares e saída de vaga paralela

– Espelhos com rebatimento elétrico

– Banco do motorista com ajuste elétrico

– Teto Solar

 

(*) O jornalista viajou a convite da Ford

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Ver comentários (3)

  • Muito bonito o novo Focus agora com a identidade visual dos outros veículos da marca.

    Infelizmente acredito que isso não será o suficiente para que o Focus desbanque o Golf como queridinho do segmento. Acredito que uma evolução mecânica deveria ter vindo junto com a atualização.

    O motor 2.0 Direct Flex mesmo com uma grande manada peca, seja em desempenho, seja em consumo. Para completar o câmbio Powershift não é tão rapido como esperariamos de um automatizado de dupla embreagem...

    Enquanto o 2.0 do Ford se mostra uma música desanimada o 1.4 TSi que a VW coloca nos Golf básicos parece Jazz... É animado, têm bom torque em baixas rotações, câmbio DSG com trocas praticamente instantâneas. E além de tudo têm um consumo bem mais coerente...

    Outro ponto negativo ao meu ver em relação ao Focus está na qualidade dos plásticos utilizados no interior. Muitos modelos 2013/2014 já estão apresentando folgas inaceitáveis de acabamento e o material desde novo se mostra (a vista e ao toque) pouco refinado.

    E para descer a tampa do caixão a VW vem colocando no Golf desde o basicão que vive com propagandas de a partir de R$69.990 uma manada de 7 airbags e um conjunto completo equipamentos de segurança... Enquanto o Focus perdeu airbags na nova geração. A versão SE perdeu os airbags laterais e a versão SE Plus os airbags de cortina...

    • Caro Gaetani
      É isso aí. Mas esse novo Focus pelo menos deu um "up-grade" de acabamento, com um novo remapeamento da central eletrônica a entrega de potência ficou mais progressiva e a suspensão mais adequada ao nosso solo. Enfim, a concorrência fez bem ao carro.
      Muito obrigado pelo prestigio.
      Um grande abraço
      Emilio

      • Bom saber que teve melhorias na eletrônica... assim que aparecer algum veículo de test drive deste vou ir testar...

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