Ford Maverick chegou e o Camanzi já testou!

Ford Maverick chegou e o Camanzi já testou!

Finalmente a Ford Maverick está à venda no Brasil e já testamos a picape. Chamar atenção ela chama. Mas será que fica só nisso? Acompanha o vídeo que eu te conto!

 

 

Importada do México, a Ford Maverick chega ao Brasil em versão única, a Lariat FX4, um pacote com uma pegada mais off-road. O motor é o 2.0 turbo Ecoboost, o câmbio automático de 8 marchas e a tração 4×4 integral. Mas isso tudo vamos ver mais pra frente. A Ford diz que ela não vai concorrer com a Fiat Toro, pois tem entre-eixos e comprimento maiores. Mas é um discurso feito pra justificar o preço de 240 mil reais, que a deixa em uma categoria diferente da Toro Ultra, a topo de linha e que ainda por cima tem motorização diesel. Segmento e preço a parte, a Maverick se destaca pelo design. Inspirada na picape F150, com linhas bem retangulares, agrada. Tanto os faróis como as lanternas são em LED. E chama a atenção pela baixa altura para uma picape 4×4. De acordo com a Ford, o projeto da Maverick foi o de fazer uma picape com comportamento de SUV com possibilidade de levar carga. Não só pela estrutura tipo monobloco, que resulta em um veículo mais confortável, mas também para ser mais baixa e facilitar o uso na cidade. E conseguiu. O acesso é fácil e o mesmo acontece para carregar a boa caçamba de 943 litros de capacidade. Por falar nela, vem com um protetor com vários encaixes para modular a área de carga. Mas as divisórias, a capota marítima e o assistente de descida da pesada tampa, são acessórios vendidos a parte. Num carro desse preço, deveriam vir de série, não? A Maverick Lariat também já vem preparada com gancho e fiação pra rebocar carretas. Mas tanto a capacidade de tração, no máximo 499 quilos, e a de carga dela, total de 617 quilos, deveriam ser maiores. Mas vamos em frente, que tem mais detalhes que não gostei. O interior é espaçoso, inclusive no banco traseiro, leva cinco adultos numa boa. Chama a atenção pelo bom acabamento em duas cores e apliques em bronze que dão um ar de sofisticação. Tem ainda vários e bons porta-objetos nas portas, console e um grande embaixo do banco traseiro. Mas o plástico rígido impera no painel e portas. Superfícies macias ao toque, só nos apoios de braço central e das portas. O quadro de instrumentos é bem visível e tem a parte central em LCD. A central multimídia é bem intuitiva, permite espelhamento de celular e tem portas USB na frente e atrás. Mas a tela tem apenas 8 polegadas. Poderia ser maior e ter também um carregador de celular por indução. Tem um útil freio de estacionamento eletro-mecânico e câmera de ré. Mas os importantes sensores de estacionamento traseiros também foram colocados como acessórios. E fazem falta. Pelo menos é equipada com o Ford Pass, que permite controlar várias funções da picape pelo celular. O ar-condicionado é automático de duas zonas, mas não tem saídas para quem vai atrás. Vem com sensor crepuscular e farol alto automático, mas não tem sensor de chuva. E, acredite, o espelho retrovisor interno tem a velha e simplória teclinha para colocar na posição anti-ofuscamento. Enfim, vir de série em um carro dessa categoria e preço. Em segurança não chega a ser nota 10. Mas se sai bem. Além do farol alto automático e dos controles de tração, estabilidade e auxiliar de partida em rampa, completa com 7 airbags e um útil alerta de colisão e assistente de frenagem autônoma que detecta pedestres e ciclistas, e freio automático após impacto. Mas, novamente, pelo que custa, deveria vir com algo mais, como um sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa ou com o ACC.

Enfim, como eu já disse no começo, ela é bonita. Além disso é espaçosa, confortável, tem um bom desempenho e um consumo razoável. Mas aqui entre nós, em um carro desse preço não ter aqueles equipamentos básicos que falei, desanima não? Tchau, até a próxima.

 

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Notas do Emilio

Desempenho          9

Consumo             7

Segurança           9

Estabilidade        8

Acabamento          8

Espaço interno      9

Caçamba             8

Custo/beneficio     5

 

Informações técnicas da Maverick:

Ford Maverick – Ficha Técnica

Ford Maverick Lariat FX4 – Equipamentos

 


Texto e apresentação: Emilio Camanzi

Imagens: Camila Camanzi, Marcelo Ramos e divulgação Ford

Edição: Guilherme Carmo


 

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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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