Ford Encerra Produção no Brasil

Ford Encerra Produção no Brasil

A Ford anunciou que deixará de produzir automóveis no Brasil. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (11). Numa tacada só, a marca anunciou o fechamento das fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e até mesmo a da Troller, em Horizonte (CE). Com isso, a Ford deixa de produzir imediatamente os modelos EcoSport, Ka, Ka Sedan e o T4.

“A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas”, informou a assessoria de imprensa da norte-americana.

 

 

Importações da Ford

 

De acordo com o comunicado, a marca se dedicará a modelos importados como a picape Ranger, que é feita em Coronel Pacheco, na Argentina, assim como o SUV chinês Territory, o Mustang, a van Transit e o futuro Bronco Sport.

“Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões. Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos quatro trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo”, explica o presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais, Lyle Watters.

 

Perda de terreno

 

Em 2020 a Ford fechou o ano com 7,14% de participação, que corresponde a 139.255 unidades licenciadas. Comparado com 2019, a marca perdeu 1,08% do mercado, de acordo com balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

A Ford é a segunda marca que deixa de produzir automóveis no Brasil em menos de dois meses. Em dezembro foi a Mercedes-Benz que decidiu encerrar as atividades de Iracemápolis, no interior paulista.

 

 


Fotos: Divulgação

 


Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.
Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística. https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 

🙋 CONTATO COMERCIAL: comercial@carroscomcamanzi.com.br

Fique pertinho da gente:

🔸 https://www.instagram.com/carroscomcamanzioficial
🔸 https://www.instagram.com/emiliocamanzi/
🔸 https://www.instagram.com/camilacamanzi/
🔸 https://www.facebook.com/carroscomcamanzi

🚗 INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://goo.gl/TW6YW5

👪 PARTICIPE DO NOSSO CLUBE: https://www.youtube.com/channel/UChU6qQR8Af0Xd3LSbQHN2sA/join

📻 Também estamos na Rádio, com o ITATIAIA CARROS: 95,7 FM – 2ª e 6ª às 12h30 – reprise: 3ª e sábados às 05h50


 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br