A Ford está se preparando para lançar a nova F-150 reestilizada no mercado brasileiro. Após anunciar que os motores da Ranger serão fabricados na Argentina, a montadora agora informa que a picape atualizada chegará às lojas no segundo semestre deste ano, possivelmente já no próximo mês.
Queda nas vendas e ampliação de versões
Embora a data exata ainda não tenha sido divulgada, a mudança deve estar próxima, uma vez que as vendas da F-150 estão diminuindo no Brasil. Entre janeiro e maio deste ano, apenas 217 unidades foram emplacadas no país, enquanto as rivais Chevrolet Silverado e Ram 1500 registraram 783 e 559 comercializações, respectivamente. Para superar a concorrência, a Ford deve ampliar o catálogo de versões da F-150, com a possível inclusão da Tremor, uma configuração com apelo off-road.
Novidades no design
A nova Ford F-150 traz diversas atualizações no design. A grade dianteira foi redesenhada, com cada versão apresentando sua própria identidade. A Lariat, por exemplo, traz molduras mais largas e duas grandes barras abrigando o oval azul da Ford, enquanto a Platinum opta por um estilo escurecido e com mais filetes estreitos. Os farois também foram remodelados, agora com desenhos internos de LED, e o para-choque frontal ganhou um visual mais robusto. Na traseira, as lanternas também apresentam um visual novo.
Motorização e desempenho
Independentemente da versão, até então a Ford F-150 sempre foi equipada com o potente motor V8 5.0 Coyote e câmbio automático de 10 marchas, os mesmos utilizados no Mustang, mas com ajuste mais manso. Com 405 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, a picape é uma das mais potentes do Brasil, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.
Novos equipamentos
A versão renovada da F-150 traz novos equipamentos, como um sistema que permite utilizar o motor a combustão como um gerador para fornecer energia a componentes elétricos. Outra novidade é a possibilidade de abertura lateral da caçamba, proporcionando maior praticidade aos usuários.
Preços e posicionamento
Atualmente, a Ford F-150 é vendida por R$ 479.990 na versão Lariat e chega a custar R$ 519.990 na configuração Platinum. Com a chegada da reestilização, é provável que os preços fiquem mais caros, uma vez que a caminhonete é a mais barata entre as rivais Ram 1500 (a partir de R$ 494.990) e Chevrolet Silverado (a partir de R$ 529.900).
Comparativo de preços nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, a F-150 XLT parte de US$ 52.730 (cerca de R$ 285,9 mil na conversão direta), bem abaixo dos US$ 65.305 (R$ 354 mil) da Lariat, diferença que se amplia ainda mais diante dos US$ 73.845 (R$ 400,3 mil) da Platinum.
No entanto, é importante ressaltar que o preço de partida da XLT nos EUA diz respeito à opção equipada com motor V6 2.7 EcoBoost. Acima dela, está a alternativa com propulsor V6 3.5 EcoBoost, motorização que eleva o valor a US$ 55.175 (R$ 300 mil).
Ainda assim, é bem menos que a Lariat, mas, ao contrário do Brasil, nos EUA a picape não vem completa de fábrica. Não há sequer tração 4X4 de série na versão, recurso que leva o preço da 3.5 a US$ 59.035 (R$ 320 mil).
Se o consumidor americano quiser o motor V8 5.0 Coyote, o mesmo que equipa a Lariat e Platinum vendidas no Brasil, mais a tração 4X4, o valor passa a ser de US$ 58.160 (R$ 315,3 mil). Um ponto curioso é que o propulsor de oito cilindros é mais barato que o seis cilindros mais forte.
O lançamento da nova Ford F-150 reestilizada no Brasil promete agitar o segmento de picapes de grande porte. Com atualizações no design, novos equipamentos e a possível ampliação do catálogo de versões, a montadora busca recuperar espaço no nosso mercado e fazer frente às concorrentes Chevrolet Silverado e Ram 1500. Resta aguardar a divulgação oficial da data de lançamento e dos preços para conhecer todos os detalhes da nova picape da Ford.
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