A Ford confirmou o lançamento da linha de picapes Tremor no Brasil ainda este ano, introduzindo uma nova dimensão de veículos esportivos para clientes que buscam desempenho off-road sem sacrificar o conforto e a dirigibilidade urbana. A F-150 será a primeira a receber o pacote Tremor. A linha, que eventualmente também deve contar com a Ranger e a Maverick, destaca-se por modificações que aumentam a aptidão para terrenos desafiadores, combinando robustez e tecnologia.


Conceito e Diferenciação da Linha Tremor
Dennis Rossini, gerente de Marketing da Ford, explica que a linha Tremor nasceu da percepção de uma demanda crescente por veículos com capacidade off-road aprimorada diretamente da fábrica. “Vimos que muitos consumidores gostam de fazer alterações nas picapes para aumentar a capacidade off-road e sentimos que havia um bom potencial para oferecer isso de fábrica, com uma solução mais funcional e robusta”, afirma Rossini.
Os modelos Tremor se distinguem por uma série de melhorias mecânicas e estéticas, incluindo altura elevada do solo, suspensão e amortecedores específicos, ângulos de ataque e saída ampliados, pneus todo-terreno, diferencial blocante e proteções inferiores reforçadas. O design também é um ponto de diferenciação, com acabamentos e acessórios exclusivos tanto no exterior quanto no interior, conferindo uma identidade visual única e funcional.


F-150 Tremor: A Estreante da Linha Off-Road
Tudo indica que a Ford F-150 será a pioneira no lançamento do pacote Tremor no Brasil, marcando a estreia da linha off-road nas picapes da marca. A F-150 Tremor trará mudanças significativas, como maior altura em relação ao solo, suspensão e amortecedores com calibragem específica para a versão, pneus de uso misto e diferencial blocante. Além disso, os ângulos de entrada e saída serão maiores, melhorando a capacidade da picape em terrenos acidentados.
Visualmente, a F-150 Tremor se destaca pelo acabamento escurecido das rodas e uma grade exclusiva em preto fosco, com o oval azul da Ford centralizado em uma barra horizontal laranja com extremidades iluminadas. Detalhes em laranja também se estendem ao interior, presente nos bancos e no painel, reforçando a identidade da versão.
A expectativa é que a F-150 Tremor mantenha o motor V8 5.0 Coyote, já consagrado no Mustang, que atualmente entrega 405 cv e 56,7 kgfm, aliado ao câmbio automático de dez marchas. O preço deverá ser superior às versões convencionais, que custam R$ 545 mil.
Expansão para Ranger e Maverick
Espera-se que a linha Tremor também se estenda às picapes Ranger e Maverick, cada uma com suas particularidades de design e ajustes. As versões off-road das irmãs menores da F-150 também trazem acabamento escurecido, com grade colmeia em preto fosco atravessada pela barra horizontal. No caso da Ranger, os detalhes em laranja são substituídos por preto fosco, presentes nos estribos, santantônio, maçanetas, retrovisores e para-choque traseiro. A Maverick, por sua vez, apresenta detalhes em laranja na barra da grade dianteira, na tampa da caçamba e laterais, e nos clippers das rodas e para-choque dianteiro.
A Ranger oferece atualmente duas opções de motores turbodiesel no Brasil: 2.0 de 170 cv e 41 kgfm, e 3.0 V6 de 250 cv e 60 kgfm. A Maverick é equipada com motor 2.0 turbo EcoBoost de 253 cv, 38,8 kgfm, tração 4×4 e câmbio automático de oito marchas, ou conjunto híbrido com motor 2.5L Atkinson FHEV de 194 cv.
Capacidade Off-road
Além dos componentes mecânicos que facilitam a superação de obstáculos off-road, como areia, pedra, lama e subidas íngremes, a marca destaca que a linha Tremor inclui recursos eletrônicos para auxiliar em viagens e trilhas, apesar de não especificar quais recursos seriam estes.
Veja também:
- MPF Pede Indenização Bilionária por Segurança do Chevrolet Onix
- Como Instalar Carregadores Elétricos em Casas e Condomínios
- O Carro do Oscar! Kadett do Filme “Ainda Estou Aqui” Vai a Leilão