Flagra: Honda Civic Type R desembarca no Brasil

Flagra: Honda Civic Type R desembarca no Brasil
Honda Civic TypeR desembarcando em Vitória

Esportivo da marca japonesa tem 330 cavalos e câmbio manual. Honda Civic Type R 2024 será lançado em breve

O novo Honda Civic Type R 2024 foi flagrado desembarcado no porto de Vitória, Espírito Santo. O esportivo deverá ser lançado em meados de maio para rivalizar com o Toyota GR Corolla, outra novidade desse 2023.

No flagra, feito pelo perfil do Instagram @lalocarbr, o modelo aparece nas cores branca, azul, preta e vermelha, indicando que serão essas as opções oferecidas no mercado brasileiro. O Honda Civic Type R é um esportivo equipado com motor 2.0 turbo de 330 cv e 42,8 kgfm de torque. Essa é uma versão mais potente que a geração anterior, que contava com 320 cv.

O preço nos Estados Unidos, de onde será importado, é de US$ 43,3 mil, o que na conversão atual representa cerca de R$ 220 mil. No Brasil, é esperado que o preço seja na faixa dos R$ 400 mil. Eu chuto um preço de R$ 349 mil.

A carroceria do Civic Type R já é algo exótico por si só, já que virá como hatch de cinco porta, sendo que o Civic tradicional é vendido aqui como sedã e também já foi oferecido como cupê. O modelo tem 4,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,40 m de altura e 2,73 m de distância entre os eixos, sendo maior em todas as dimensões em comparação com a geração anterior.

As rodas são de 19 polegadas. Para melhorar ainda mais a estabilidade e a dinâmica, os engenheiros alargaram as bitolas dianteira (2,5 cm) e traseiras (1,9 cm). Na parte traseira, o Honda Civic Type R apresenta um enorme aerofólio, bem no estilo de esportivo japonês. As lanternas de LED se unem com um filete – que não ilumina de forma inteira – o o carro conta com três saídas de escapamento.

O Honda Civic Type R é uma tradição na marca, finalmente importado para o Brasil. Nessa geração ele tem tração exclusivamente dianteira, o que pode gerar problemas com o esterçamento por torque. Para resolver isso, a marca utilizou elementos separados da suspensão e do mecanismo de tração, solução já adotada por outros esportivos que utilizam apenas o eixo frontal para repassar a força para o piso.

O Honda Civic Type R bateu em março o recorde de carro mais rápido do mundo em sua categoria no famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha. Isso se deve, em parte, ao sistema de suspensão e mecanismo de tração que a Honda desenvolveu para o modelo, que ajudam a manter o carro firme no chão em altas velocidades.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br