Fiat Toro completa 400 mil unidades vendidas
Picape monobloco é líder entre as intermediárias com destaque para o motor diesel. Fiat Toro terá companhia de outras picapes da Stellantis
Ela chegou em 2016 para incomodar as picapes médias com sua carroceria monobloco. Houve quem torcesse o nariz, mas não teve jeito: o produto de fato emplacou e é um dos mais vendidos entre todas as picapes. Estamos falando da Fiat Toro, que acaba de completar 400 mil unidades vendidas.
O produto segue no segmento de pick-ups intermediárias. Em 2022, fechou quase 80% de participação de mercado. Nesta temporada, segue firme. Em março deste ano, registrou sua melhor performance em participação de mercado e volume, fechando o mês com 5.600 unidades vendidas (um aumento de 75% em relação ao mês anterior).
O que explica esse sucesso da Toro, que chegou depois da Renault Oroch, criadora desse subnicho, é a combinação da dirigibilidade de um carro com a capacidade de carga. Claro, também sempre se destacou por ter opção turbodiesel. A picape pode transportar até 937 litros ou 750 kg nas versões flex, e 1 tonelada nas versões diesel, além de 400 kg de reboque.
Na gama atual, três versões da Toro são equipadas com o motor Turbo 270 Flex com 185 cv e 270 Nm. Já com o bloco diesel vem o 2.0 16V de 170 cv e 357 Nm de torque (MultiJet II), combinado com e câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4.
Toro e as próximas picapes da Stellantis
Toro e Strada têm surfado na onda das picapes desde então, mas a concorrência começa a ser armar. A Chevrolet lançou a nova Montana 2023, com motores turboflex de olho na Strada topo de linha e Toro de acesso. Por conta disso, a Stellantis vai se movimentar.
Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023
O primeiro ato foi reduzir um pouco o preço da Strada para deixá-la mais competitiva. Além disso, vai lançar enfim a versão com motor 1.0 turbo de 130 cavalos para a compacta.
Em outra frente, vai lançar duas novidades interessantes: primeiro uma picape monobloco da marca Ram, que deverá se chamar Rampage. O produto é derivado da Toro, mas com muito mais tecnologia e luxo.
Outro produto que chega neste ano é a Fiat Landtrek, uma picape média que terá badge da marca italiana e que já é vendida em outros mercados pela Peugeot. Trata-se da sinergia entre as marcas do grupo. A picape não deverá ser chamada de ‘Landtrek’, mas sim outro nome.
Com a chegada dessa última, e possível que a Fiat deixe de ofertar as versões topo de linha da Toro. O mote será algo como “Ao invés de levar uma monobloco, compre uma picape média com chassi pagando um pouco mais que a Toro e menos que as concorrentes”.
Fiat Toro 2023: tabela de preços
Modelo | Preço |
---|---|
Toro Endurance Turbo 270 Flex AT6 2023 | R$ 146.990,00 |
Toro Freedom Turbo 270 Flex AT6 2023 | R$ 158.590,00 |
Toro Volcano Turbo 270 Flex AT6 2023 | R$ 172.500,00 |
Toro Volcano Turbodiesel 4×4 AT9 2023 | R$ 204.500,00 |
Toro Ranch Turbodiesel 4×4 AT9 2023 | R$ 221.290,00 |
Toro Ultra Turbodiesel 4×4 AT9 2023 | R$ 222.490,00 |