Ferrari apresenta Daytona SP3

Ferrari apresenta Daytona SP3

A Ferrari acaba de apresentar a Daytona SP3. Trata-se de um bólido com produção limitada que chega para prestar homenagem aos protótipos 330 P3/4 e 330 P/4. O nome se deve às três primeiras posições nas 24 Horas de Daytona de 1967.

Construído com compostos utilizados nos monopostos da Fórmula 1, assim como a LaFerrari, a Daytona SP3 é um carro de corridas de luxo. Seu desenho remete às linhas da 330, com para-brisa em bolha e a traseira extremamente larga e com elevação que forma uma espécie de aerofólio integrado, como eram nos protótipos da época.

Daytona

O modelo faz parte da linha Icona, que estreou com as exclusivas Monza SP1 e Monza SP2. Da mesma forma que as “gêmeas”, a Daytona SP3 terá tiragem limitada. O volume é de 599 unidades, seguindo o costume do velho Enzo de sempre subtrair uma unidade.

V12 da Daytona

O supercarro italiano será equipado com V12 6.5, de aspiração natural, de 840 cv e 69 kgfm de torque. Como toda Ferrari que se preze, o pico de potência surge a absurdos 9.250 rpm, quase colado no limite de 9.500 giros. Na prática isso significa uma sinfonia ensurdecedora.

O V12 é combinado com uma transmissão de dupla embreagem e see marchas e a tração é traseira, como em toda Ferrari de respeito. Tudo isso garante à Daytona SP3 aceleração de 0 a 100 km/h em 2,85 segundos e máxima de 340 km/h.

Daytona

Com apenas 1.14 m de altura e 2.05 m de largura, esse bólido foi feito para agarrar ao asfalto. Seu comprimento total é de 4.68 m e a distância entre-eixos de 2,65 m, sendo que boa parte desse espaço é reservado para o V12. A distribuição de peso beira perfeição com 66% da massa sobre o eixo traseiro e 44% sobre o eixo dianteiro.

Essa Ferrari ainda conta com rodas aro 20 na dianteira e aro 21 na traseira. Os freios são de 398 mm nas rodas da frente e 380 mm nas posteriores. Quem viu a apresentação da Daytona SP3 no circuito de Mugello pode ver do que essa obra-prima de R$ 13 milhões é capaz.

 


Fotos: Ferrari/Divulgação


 

Marcelo Jabulas é Jornalista.

Está na área desde 2003, atualmente é o editor do caderno HD Auto, do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte. Figura presente em todos os lançamentos, salões do automóvel e eventos da indústria automobilística.  https://www.youtube.com/garagemdojabulas

 


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Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br

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