Ferrari 275P: Último pódio da Ferrari em Le Mans
Este final de semana teremos a 24 Horas de Le Mans, uma das mais (senão a mais) importantes provas do automobilismo. Disputada desde 1923, com exceções nos anos de 1936, devido a crise econômica na França e entre os anos de 1940 e 1948 em decorrência da Segunda Guerra Mundial e o processo de reconstrução da França, que se tornou um imenso campo de batalha. Mas fato é que cada edição é recheada de histórias incríveis. Como a da última vez que a Ferrari venceu com sua escuderia oficial, que há mais de 50 anos não sabe como é o pódio na classificação geral. O episódio aconteceu na edição de 1964, quando o leve 275P calou a boca da Ford com seu revolucionário GT40 (que viu suas duas unidades quebrarem) e acirrou ainda mais a briga entre Enzo e Henry Ford II.
Em 1964 a Ferrari tinha se tornado absoluta na prova francesa e acumulava sete vitórias, sendo quatro consecutivas. Os carros do Comendador Enzo simplesmente pintavam de vermelho os pódios erguidos em Sarthe, já que muitas equipes corriam com os carros de Maranello. E para 1964 a previsão não seria diferente. O time do commendatore tinha inscrito dois carros, um 330P e um 275P. Ambos eram roadsters com motores centrais traseiros. Se o leitor preferir, motores posteriores, para justificar o “P” após os algarismos.
Além de pequenas diferenças aerodinâmicas como inclinação do para-brisas, desenho de tomadas e cadência da traseira, o que diferenciava os carros eram os motores. O 330P era equipado com um V12 4.0 e o 275P carregava um V12 3.3 litros. Os dois eram derivações do V12 3.0 do 250P, vencedor da prova de 1963 e, para a picardia de Enzo, que andava às turras com os norte-americanos da Ford, ele provou que a máxima da indústria americana que reza “Nada substitui as polegadas cúbicas”, nem sempre prevalece. Isso porque o 275P (de motor menor), mais leve e eficiente, pilotado pelo francês Jean Guichet e pelo italiano Nino Vaccarella, venceu a prova com 349 voltas, cinco a mais que o segundo colocado, que era uma Ferrari 330P e 12 sobre o terceiro lugar, que também era uma 330P.
No ano seguinte, uma Ferrari 250LM venceria a 24 Horas de Le Mans, mas não pela escuderia oficial da marca e, sim, por um time norte-americano, que iniciaria um jejum que já dura mais de 50 anos ao Cavallino Rampante.
Marcelo Jabulas é Jornalista e Designer Gráfico.