Diferença entre tipos de recarga e carregadores de carros eletrificados

Diferença entre tipos de recarga e carregadores de carros eletrificados

Com o aumento da popularidade dos veículos elétricos no Brasil, a demanda por carregadores de carros elétricos tem crescido significativamente. O que também aumenta são as dúvidas dos consumidores em relação os tipos de recarga.
Conheça os diferentes tipos de carregadores e conectores disponíveis para carros elétricos e obtenha uma visão abrangente das opções de recarga.

Tipos de Carregadores

Os carregadores de carros elétricos podem ser divididos em duas categorias principais: corrente alternada (AC) e corrente contínua (DC). Os carregadores AC possuem potência menor e, consequentemente, demoram mais para carregar a bateria do veículo. No entanto, eles têm a vantagem de um custo bem menor de instalação, tornando-os ideais para uso residencial e em locais onde o tempo de carregamento não é um fator crítico. Por outro lado, os carregadores DC são mais potentes e carregam a bateria de forma mais rápida. Estes são recomendados para lugares como estações de serviço em rodovias ou centros comerciais, que também tem a possibilidade de um fornecimento de energia maior.

Tipos Específicos de Carregadores

1. Carregador de Emergência

O carregador de emergência é uma opção leve e portátil que geralmente acompanha o veículo. Pode ser utilizado em tomadas comuns residenciais, tanto de 110V quanto 220V, com corrente de 8A ou 10A. Devido à sua baixa potência, este tipo de carregador pode levar até 40 horas para carregar completamente a bateria de um carro elétrico, dependendo do tamanho da bateria e da potência da tomada. Como o nome sugere, é ideal para situações de emergência quando não há outras opções disponíveis.

2. Carregador Portátil

Os carregadores portáteis são uma evolução dos carregadores de emergência, oferecendo maior potência de carregamento. Podem chegar até 22 kW, sendo capazes de carregar uma bateria de 40 kW em menos de duas horas. Modelos menos potentes podem levar de seis a 30 horas para um carregamento completo. Estes carregadores são ideais para uso noturno ou para pessoas que precisam de uma solução flexível, podendo ser usados em casa e no escritório, por exemplo, também em tomadas comuns de três pinos aterradas.

Em alguns modelos ele são oferecidos junto com o carro.

3. Carregador Residencial (Wallbox)

Os carregadores Wallbox são instalados fixamente nas paredes, sendo a opção preferida para uso residencial. Oferecem potência entre 3,7 kW e 22 kW em corrente alternada (AC). Dependendo da potência e da tensão de instalação, podem carregar um carro em apenas duas horas ou levar até 12 horas para um carregamento completo. São uma solução conveniente e eficiente para o carregamento diário de veículos elétricos.

4. Carregador Comercial

Semelhante ao carregador residencial, o carregador comercial oferece potências mais elevadas, podendo chegar a 40 kW. Isso permite carregar um veículo em um período que varia de duas a seis horas. Uma vantagem adicional deste tipo de carregador é a possibilidade de carregar múltiplos veículos simultaneamente, tornando-o ideal para estacionamentos comerciais, empresas e locais públicos.

5. Carregadores de Carga Rápida

Os carregadores de carga rápida, comumente encontrados em eletropostos, representam o ápice da tecnologia de carregamento. Podem oferecer potências de até 60 kW em corrente alternada (AC) ou até 500 kW em corrente contínua (DC), sendo capazes de carregar completamente um veículo em cerca de meia hora. No entanto, é importante notar que a capacidade de carregamento rápido é limitada pela capacidade máxima de recebimento de energia do próprio veículo, além da disponibilidade da rede elétrica.

Tipos de Conectores

A compatibilidade entre o conector do carregador e a entrada do veículo é um aspecto crucial no carregamento de carros elétricos. Existem vários tipos de conectores padronizados no mercado:

1. Tipo 1 (SAE J1772)

O conector Tipo 1 possui três pinos principais (fase, neutro e terra) e dois pinos adicionais para comunicação com o veículo. Suporta uma potência de carregamento de até 7,4 kW, dependendo do carregador e da capacidade da rede. É um padrão AC que pode ser usado tanto para carga lenta (3,7 kW) quanto para carga rápida (7,4 kW). Este tipo de conector é amplamente utilizado nas regiões asiática e norte-americana.

2. Tipo 2 (IEC 62196)

Desenvolvido para carregamento em redes trifásicas AC, o conector Tipo 2 suporta uma potência de até 22 kW. Sua configuração é semelhante ao Tipo 1, mas com dois pinos adicionais para as fases extras necessárias para o carregamento trifásico. Esta capacidade adicional permite tempos de carregamento mais rápidos em comparação com o Tipo 1.

3. GB/T 20234

O padrão GB/T, apesar de sua semelhança visual com o Tipo 2, não é compatível com ele. Foi desenvolvido para atender às normas de carregamento AC da China. Oferece potência de até 22 kW em AC e pode suportar até 250 kW quando usado em corrente contínua (DC).

4. CHAdeMO

CHAdeMO, abreviação de “Charge de Move”, é um sistema de carregamento rápido em corrente contínua (DC) desenvolvido no Japão. Pode gerar potências de até 400 kW, tornando-o uma das opções mais rápidas disponíveis. O conector possui três pinos de alimentação e seis pinos adicionais para comunicação, garantindo um carregamento seguro e eficiente.

Entender os diferentes tipos de carregadores e conectores é essencial para os proprietários de veículos elétricos. Esta compreensão permite que os usuários escolham as opções mais adequadas às suas necessidades de carregamento e garantam a compatibilidade com seus veículos, otimizando assim a experiência de uso de carros elétricos.

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Paula Jabour

Paula Jabour

Paula Jabour é criadora de conteúdo e copywriter. Ela atende clientes de diversos setores, incluindo automotivo, restaurantes, artistas e profissionais liberais.