DICA SEGURA – Pneu é como remédio, tem data de validade

Remédios, comidas, bebidas, tudo tem data de validade. Passou, estragou. Mas você sabia que pneu também tem? Aposto que você achava que se não usar, não gasta e continua valendo, não é? E ainda tem gente que se gaba dizendo que “apesar dos 15 anos de idade do carro, os pneus ainda são originais! ”

Isso está completamente errado! Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos, no máximo seis, depois que foram fabricados. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.

É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens. Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013. Passou do tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, troque-os.

data validade dos pneus (2)

Fique de olho nessa data, também, quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade.

Ah, não se esqueça do eterno “esquecido”: o estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

20 comentários em “DICA SEGURA – Pneu é como remédio, tem data de validade

  1. Grande Emílio, parabéns pelo seu ótimo trabalho, te acompanho faz bastante tempo.
    Ontem olhando o pneu da minha Ranger bateu uma dúvida. Os traseiros nesse campo em que se vê a validade, marca 4715, até aí tranquilo, mas os meus 2 dianteiros, nesse campo aparece H407. O que significa isso? Procurei por todo o pneu (os dianteiros) e não tem outro campo com esse tipo de informação que eu possa ter me confundido. Poderia me esclarecer?
    Desde já muito obrigado!

    Pneus Scorpion ATR Pirelli.

    Abraços

    1. Caro Vicente
      Se você comprou o carro novo e ainda não trocou os pneus, muito provavelmente os dianteiros são da mesma data de fabricação que os traseiros. O fato de você não ter encontrado a data de fabricação na lateral, é que ela só é marcada de um lado. Normalmente nos chamados pneus direcionais o que deve ficar do lado externo. Provavelmente em seu veículo os pneus dianteiros, por não serem direcionais (ou seja, que podem ser montados em qualquer sentido de direção) por coincidência “as datas” ficaram para dentro. Dá uma olhada.
      Quanto à sigla que você enviou não sei o que é, provavelmente algum código do fabricante que você pode ficar sabendo o que significa em um revendedor autorizado.
      Estou enviando em anexo uma ilustração que mostra o que cada marcação significa, com a respectiva localização nos flancos dos pneus, para você ter uma ideia melhor..
      Um abraço
      Emilio

  2. Ola Mestre Emílio!
    Suas dicas são mais que necessárias sim!
    Por exemplo, eu não tenho habilitação e na verdade nem sei dirigir, mas sempre fui admirador de um bom piloto e um b9m chauffeur.
    E por sempre ouvir e ver suas informações desde o tempo do vrum no sbt ajudei a minha atual esposa na compra de seu primeiro veículo e sempre nos cuidados de conservação e segurança do veículo como esta dos pneus.
    Obrigado sempre!

  3. O meu pneu pirelli, esta em uso desde 2014 por cerca de28.000km, apresentando uma serie de deformações-aircross 2014/14 e ruidos.pode estourar? e normal? tem garantia?

    Desde já obrigada Emílio.

    1. Prezada Silvana
      Assim à distância é muito difícil fazer uma analise do pneu. Aconselho a ir a uma loja autorizada da Pirelli para fazer uma analise. O pneu tem garantia sim e desde que seja constatado o problema ele é reposto, pagando-se apenas um percentual de acordo com o uso que já foi feito do pneu.

  4. Realmente Emilio,as informações que traz são de extrema importância para nós amantes de carros.Volte a postar os vídeos novamente,estão fazendo falta.Grande Abraço!!

  5. Olá. Gente, a dúvida do Edmilson de Medeiros , pra mim não foi respondida. Na verdade parece resposta automática. Não devemos confundir prazo de garantia da fábrica com prazo de validade do produto.

    1. Ola Leo, a resposta não foi automática. É isso mesmo, na lateral do pneu tem a data de fabricação e por meio dela sabemos até quando o pneu tem validadea e pode ser usado com segurança desde que esteja com os sulcos da banda de rodagem acima de 1,6 milímetros.. E realmente, como você disse,, não é o prazo de garantia e sim para definir o prazo de validade do produto.
      Um abraço

  6. Uma coisa é certa meu amigo Emilio, o que vc falar, isso é quasi uma lei. Muito obrigado pelas dicas!!!

    1. Caro Edmilson
      Realmente os pneus não tem data de validade ou de limite na lateral. Tem apenas a data de fabricação (semana e ano) o que é obrigatório e, por meio dela, a gente sabe quanto tempo tem o pneu. Exatamente como acontece com a gente: sabemos nossa data de nascimento e, assim, quantos anos temos! No caso dos pneus, depois de 5/6 anos no máximo da data em que foram fabricados eles devem ser substituidos, mesmo que ainda estejam com a banda de rodagem em boas condições, pois ficam sujeitos à ressecamento. E, caso isso aconteça, a possibilidade do pneu estourar ou esfarelar é grande, colocando em risco a segurança. Por isso ao comprar pneus novos é preciso também ficar de olho na data de fabricação, para não adquirir pneus com pouco tempo de uso.
      Veja em (http://carroscomcamanzi.com.br/dica-segura-pneu-e-como-remedio-tem-data-de-validade/) como fazer para saber a idade de cada pneu. Ah, outra dica: não esqueça do estepe, ele também fica velho e, depois de seis anos no máximo que foi fabricado, ele também tem de ser substituido, mesmo que nunca tenha sido usado.

      Um abraço

  7. Ótima dica, acho que meu estepe está com os dias contados.
    Emílio é bom ter suas matérias de volta. Espero que em breve você poste vídeos também. Sempre acompanhava seus programas pela TV ou pelo YouTube, o que mais gostava do programa eram as avaliações verdadeiras, depois que o programa deixou de ser exibido foi difícil ficar com o “Auto ‘propaganda’ Esporte”.
    Bem é isso, o blog está muito bom.

Deixe seu comentário: