De olho no estepe

Hoje em dia é raro ver um pneu furado. Os materiais são confiáveis e as ruas mais limpas. Mas, será que isso não tem feito você se esquecer do estepe?

Mesmo que fique escondido no porta-malas ou debaixo do carro, o pneu precisa de atenção. Calibre com a pressão recomendada no manual pelo menos uma vez por mês e sempre que for viajar. Uma dica: coloque 40 libras. Sempre é mais fácil “tirar” do que “adicionar”.

Outra coisa importante é saber se está no prazo de validade de cinco anos. Confira a data de fabricação na lateral da borracha, um número com quatro dígitos, perto das letras D.O.T. Os dois primeiros representam a semana em que foi fabricado e os outros dois, o ano. Por exemplo: 0313. O 03 representa a 3ª semana do ano, ou seja, entre os dias 14 e 20 de janeiro, e o 13, o ano de 2013. Faça as contas e veja se o pneu ainda pode ser usado.

Parcialmente gasto, ou mesmo sem nunca ter rodado, um pneu com mais de cinco anos pode apresentar diversos problemas, como esfarelar e até causar um grave acidente. Pode ser que isso aconteça exatamente no momento que estiver sendo usado.

Então, não é só porque vai ser usado eventualmente que você deve desconsiderá-lo. Fique atento!

 

Fotos: Emilio Camanzi

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Ver comentários (1)

  • Muito importante esse lembrete. Todo o mundo literalmente, esquece do estepe. O tempo passa muito rápido, quando se percebe passaram-se 6 meses, sem ao menos se olhar pro dito cujo. Se o carro é do tipo que o estepe fica "guardado" sob o carro e não dentro do porta-malas, então é pior ainda. Ele pode ter sido roubado há muito tempo e o motorista nem se deu conta. Quanto a validade de 5 anos, poucos se interessam. Preferem na hora de vender o carro, fazer o anuncio ressaltando que "o estepe nunca desceu", embora o carro tenha 90 mil kms, quase dez anos de uso...e o estepe quase uma farofa.

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