Pneu é como remédio, tem data de validade

Remédios, comidas, bebidas, tudo tem data de validade. Passou, estragou. Mas você sabia que pneu também tem? Aposto que você achava que se não usar, não gasta e continua valendo, não é? E ainda tem gente que se gaba dizendo que “apesar dos 15 anos de idade do carro, os pneus ainda são originais! ”

Isso está completamente errado! Os pneus duram, sendo usados ou não, cinco anos, no máximo seis, depois que foram fabricados. Por isso, é muito importante para sua segurança saber se os pneus do seu carro estão dentro desse prazo. Depois disso, precisam ser trocados mesmo que, aparentemente, ainda possam ser usados.

É que a borracha, com o passar do tempo, começa a ressecar, deixando o pneu mais vulnerável a estouros e a esfarelar a banda de rodagem, podendo provocar derrapagens. Para ver a data de fabricação é simples: é só procurar na lateral do pneu a marca, como na foto que está abaixo. Ali, os dois primeiros algarismos indicam a semana e os seguintes, o ano em que foram fabricados. No caso, o pneu foi fabricado na 3ª semana do ano de 2013. Passou do tempo de validade, ou seja, cinco a seis anos no máximo da data de fabricação dos pneus de seu carro, troque-os.

Fique de olho nessa data, também, quando for adquirir pneus novos. Pode ser que, na hora de comprar, um vendedor mal-intencionado resolva “empurrar” aquele jogo de pneus que está no estoque há algum tempo e bem próximo da data de validade.

Ah, não se esqueça do eterno “esquecido”: o estepe. Mesmo sem ter sido usado, depois de cinco anos ele também deve ser trocado!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Ver comentários (47)

  • A questão não é a fábrica dar 5 anos de garantia para poder vender mais. Fato é a nossa segurança e sim a idoneidade da empresa. Comprei dois pneus “novos” na Dela Via ( loja muito conceituada aqui em São Paulo), em menos de 2 meses um pneu estourou, levei lá e falaram q pelo rasgo nao tinha garantia. Comprei outro pneu e nem um mês depois teve outro rasgo. Eu poderia ter sofrido um acidente muito grave, então levei em um mecânico de minha confiança que consultou a data de fabricacao do pneu - 2014. Isso ocorreu na semana passada, amanhã vou levar esse laudo na empresa (que irá alegar qualquer “bugiganga “ de conversa) mas farei isso pra ter a notificação da empresa de não ter essa garantia e principalmente pela falta de preocupação em vender algo que sem segurança nenhuma. Se eu estivesse numa estrada poderia ter sido um acidente fatal. Então isso é CRIME!! Não tem nada haver em querer vender “maus pneu”, pois o fato é que se São 5 anos de validade isso não quer dizer que vc vá comprar no mesmo lugar, é uma questão de segurança.

  • Apenas uma correção a reportagem de um engenheiro químico colega que trabalha na Michelin, sua informação sobre 5 anos esta errada. As propriedades de grip, estabilidade e etc tem "garantia" podemos dizer assim aos leigos, de durar e serem efetivas durante esses 5 anos. Após essa data o pneu começa a perder qualidade nas características citadas e se deve atentar ao comportamento, mas ainda duram mais 5 anos tranquilamente. Após 10 anos o pneu perde em 80% a 95% as características citadas e a troca é 99% recomendada. Lembrando que em carros de passeio comuns revisados em dia, com calibração e ao andar em segurança dentro dos limites das vias, após os 5 anos iniciais as chances de algum problema são próximas de 0. Agora em carros esportivos ou muito potentes que se exige do pneu é bom trocar ou se atentar a rachaduras e ressecamento após os cinco anos. Pneu é muito caro e recomendo sempre usar marcas boas e conhecidas, mas esse exagero de 5 anos acabou pneu é uma matéria com sem fundamento real básico ou falsa informação que leu em internet e repassou.

    • Pois é, fiz uma pesquisa intensa sobre isso e não existe oficialmente nenhum dado sobre validade dos pneus, 5 anos é a garantia que a fábrica dá para defeitos de fabricação, sites como o da michelin americano falam em após 8 anos verificar sempre o estado do pneus quanto a ressecamentos e defeito. Essa história de 5 anos é para vender pneu. Tenho um carro antigo aqui com pneus Michelin com 17 anos, estão em perfeito estado, inclusive sem ressecamento, foram desmontados para trocar as válvulas e não tem nenhum sinal interno de ressecamento..

  • Todos os fabricantes são obrigados a dar numero em cada carcaça (pneu ) fabricado?Mostre com fotos onde eu encontro estes numeros nos pneus 275X80X22,5 marcas Good Year - Michelin - Pirelli - Firestone - Bridgstone pois não quero utilizar marcodores em pneu

  • Boa tarde! Estou lendo muita informação sobre a data de validade dos pneus mas tenho algumas dúvidas. Primeiro: Onde foi obtida essa informação? Agradeço se puder postar a fonte dessa informação oficial? Entendenque posso nao ter sido feliz na minha busca, mas não encontrei essa informação em nenhum site de nenhum fabricante de pneus nacional e/ou em nenhum orgaó do governo, e acho que todos aqui já perceberam que isso é muito importante.
    Quando falamos de borracha, metal e desgaste, entendo que isso tem mais haver com ambiente e utilização do que com tempo, senão teríamos que trocar todas as borrachas do carro a cada 5 anos (mangueiras, borrachas de isolamento de vidros, portas, peças de metal e etc).
    Outro ponto é a diferença entre validade e garantia, que são coisas completamente diferentes, senão quando acaba-se a garantia de fabrica jogariamos o carro fora... Garantia é o tempo que a empresa garante um produto e isso por motivos regulatorios, do contrario algumas empresas nem dariam garantia, mas no Brasil geralmente a garantia pore legislação vai de 3 meses a 1 ano. E mesmo assim existem segurados especializadas em garantia extendida.
    Com base nas questões acima, e acreditando na idoneidade das pessoas, peço por gentileza que publiquem as fontes oficiais dessas informações.

    • bom dia.
      caso algum leigo nao saiba, validade de pneus, nao precisa buscar a informacao em site oficial, basta ler no proprio pneus de qualquer marca a composicao em poliester,nylon e poliamida, que ao passar cinco anos resseca,podendo vir a estourar os pneus devido ao aquecimento na rodagem.
      depois de 5 anos estes cordões estao rudo ressecados.
      os pneus chegam ate 70 graus na velocidade cosntante e depois esfriam, e assim vai ...
      i

    • Olá, seu comentário é bem relevante, mas referido a validade da borracha pelo que eu sei, toda borracha ao ser fabricado tanto para (mangueiras, borrachas de isolamento de vidros, portas, peças de metal e etc) e até mesmo para pneus, é feito para cada objeto tem uma composição química, falo isso pois conversei com uma pessoa que vende borracha ou bucha para suspensão de carros e para a empresa chegar ao ponto em que a consistência da borracha precisa chegar demorou em estudos e pesquisa mais de 10 anos e muito dinheiro foi investido. Então para cada objeto tem sua qualidade de borracha especifica para determinado utilidade.

  • Boa tarde amigo. Os pneus que tenho estão vencidos a um ano. Porém os mesmos nunca rodaram e estão guardados em local apropriado. O risco independe dos cuidados que tive? Pois estou colocando o carro a venda e retornando assim os pneus originais que nunca rodaram. Desde já agradeço .

  • Olá amigos. Infelizmente só li isso depois de ter tomado aquele susto. Hoje(09/08/18) minha esposa viajava com nossos dois filhos quando ela me liga e informa que estava na estrada esperando ajuda pois o pneu estourou. Graças a Deus não aconteceu acidente algum. O pneu que estava rodando na traseira do lado do motorista era o estepe e que no caso era o original do carro cujo ano é 2010. Fica a dica para todos.

Postagem Relacionada