De olho no estepe
Hoje em dia é raro ver um pneu furado. Os materiais são confiáveis e as ruas mais limpas. Mas, será que isso não tem feito você se esquecer do estepe?
Mesmo que fique escondido no porta-malas ou debaixo do carro, o pneu precisa de atenção. Calibre com a pressão recomendada no manual pelo menos uma vez por mês e sempre que for viajar. Uma dica: coloque 40 libras. Sempre é mais fácil “tirar” do que “adicionar”.
Outra coisa importante é saber se está no prazo de validade de cinco anos. Confira a data de fabricação na lateral da borracha, um número com quatro dígitos, perto das letras D.O.T. Os dois primeiros representam a semana em que foi fabricado e os outros dois, o ano. Por exemplo: 0313. O 03 representa a 3ª semana do ano, ou seja, entre os dias 14 e 20 de janeiro, e o 13, o ano de 2013. Faça as contas e veja se o pneu ainda pode ser usado.
Parcialmente gasto, ou mesmo sem nunca ter rodado, um pneu com mais de cinco anos pode apresentar diversos problemas, como esfarelar e até causar um grave acidente. Pode ser que isso aconteça exatamente no momento que estiver sendo usado.
Então, não é só porque vai ser usado eventualmente que você deve desconsiderá-lo. Fique atento!
Fotos: Emilio Camanzi