Curiosidade: descubra o que significam os nomes de carros da Fiat

Curiosidade: descubra o que significam os nomes de carros da Fiat

Marca costuma fazer referências à língua italiana e mitologia grega. Fiat Titano pega carona na inspiração de Argo e Cronos

A Fiat é uma das marcas mais famosas no Brasil: possui fábrica no país desde 1976 e já produziu carros famosos como Uno, Palio e 147. Além disso, é a atual líder de vendas no país e possui o modelo mais vendidos de todos no últimos, a Strada. Contudo, a marca italiana também se destaca por escolher nomes únicos para seus modelos e, em alguns casos, inserir novas palavras no vocabulário automotivo brasileiro.

Atualmente, a Fiat tem veículos batizados como Argo, Cronos, Mobi, Toro e Pulse. Breve, terá mais um produto a Titano, uma picape média. Em geral, a marca utiliza nomes derivados da língua natal da empresa. Mas há outros detalhes envolvidos.

O processo de batizar um veículo é e multidisciplinar e envolve diversas áreas, como Marketing de Produto, Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva. Cada carro recebe uma equipe dedicada à missão de nomeá-lo, levando em consideração a simplicidade, o significado diferenciado e a memorabilidade do nome, bem como sua compreensão e pronúncia em diferentes países.

Aliás, antes de explicar alguns nomes de carros, o próprio nome “Fiat” tem seu significado histórico. Trata-se de uma abreviatura de “Fabbrica Italiana di Automobili Torino”, já que a Fiat foi fundada em Turim, Itália, em 1899.

Uno é “um” italiano, assim como Punto é “ponto”. Mais recentemente, há modelos com significados relevantes. Por exemplo, o Argo faz referência ao mito grego de Jasão e os Argonautas que viajavam a bordo da nau Argo. Já o Cronos é inspirado no mais jovem dos titãs, deus do tempo, simbolizando a renovação.

Outros modelos também possuem nomes cativantes e com propósitos específicos. O Mobi foi pensado para representar a mobilidade urbana, enquanto o Pulse foi escolhido em uma votação aberta, refletindo energia, movimento e conexão.

A picape Strada, líder da sua categoria desde 1998, remete ao sentimento de liberdade que a estrada pode proporcionar ao motorista, já que “Strada” significa “estrada” em italiano.

E por fim, a Fiat Titano, voltou a pegar inspiração na mitologia grega, assim como Argo e Cronos. A picape Titano é inspirada na entidade mitológica grega que desafiou os deuses. Além disso, o nome também pode estar relacionado ao metal titânio, conferindo resistência e durabilidade.

Já a Toro, tem seu nome derivado do idioma italiano. Toro significa Touro e está relacionado à robustez e força do animal.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br