A Caoa Chery eletrificou toda sua linha. A marca aposta na fabricação nacional de modelos híbridos e na importação de modelos com tecnologia elétrica.
A maior novidade é o Icar, o subcompacto totalmente elétrico. Importado da China, onde é comercializado há cinco anos, o iCar está em sua quarta geração. No Brasil, o modelo já está sendo comercializado em versão única por R$139.990.
O Icar nasceu como um projeto eletrificado e, por isso, possui características específicas que envolvem desde a motorização até os materiais utilizados. Pro Brasil ele recebeu adaptações na suspensão e no motor.
O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m. Por focar em economia e sustentabilidade, o iCar conta com autonomia de 282 km. A bateria pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos), em pelo menos cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O conector é do tipo CCS Combo 2, o mais comum no mercado nacional.
Outra característica importante do carrinho é que ele tem duas portas e comporta quatro passageiros.
Em segurança, traz apenas monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera traseira e sensor de estacionamento, freios a disco e suspensão independente nas 4 rodas, air bag duplo frontal, além do controle de estabilidade e freio eletrônico AutoHold. É equipado também com kit de reparo de pneus e cabo portátil de carregamento de emergência – 220V / 20A. A garantia é de 8 anos para o sistema de propulsão elétrico e 3 anos para o veículo.
A outra grande novidade é o Tiggo 8 Pro híbrido plug-in, que significa que ele também pode ser carregado na tomada. É o primeiro veículo híbrido Plug-in a contar com dois motores elétricos no nosso mercado que, combinados com o motor a combustão 1.5 Turbo a gasolina, entregam 317 cv de potência máxima e 56,6 kgfm de torque. Ele também tem uma nova transmissão dedicada a modelos híbridos que entrega 11 relações de marcha e o conjunto acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos.
O consumo médio combinado é de 42,7 km/l e o modelo tem capacidade combinada para rodar cerca de 77 km de forma 100% elétrica.
O Tiggo 8 híbrido possui dois modos de potência: o EV, modo 100% elétrico; e o HEV, modo híbrido que, otimiza o funcionamento dos três motores priorizando a economia de combustível. Tem também dois modos de condução: normal, que prioriza o consumo e sport, que funciona só no modo HEV e que prioriza o desempenho.
O modelo possui também sistema de regeneração de energia, em que a energia cinética que seria desperdiçada em frenagens ou desacelerações é direcionada para a bateria. Ele é comercializado com carregador portátil tipo 2. O carregamento pode ser realizado em tomadas comuns de 220V e em carregadores de parede. No primeiro caso, o carregamento completo da carga da bateria leva em torno de 6h, enquanto no segundo a carga completa é realizada em 3h.
Falando em segurança, o Tiggo 8 híbrido é o modelo que finalmente trouxe os sistemas de condução semiautônomas na marca. Ele tem ACC com stpo and go, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa ativo, farol alto automático e sistema adaptativo de luzes dianteiras.
O visual também ganhou algumas modificações visuais e no interior, o destaque fica por conta da tela de 24,6″ que integra o painel de instrumentos e o multimídia. O controle do ar-condicionado também é por meio de uma tela colorida touch screen de 8″.
O Tiggo 8 Pro híbrido plug-in chega em agosto por R$ 269.990.
Os outros três modelos, o Tiggo 5X Pro, o Tiggo 7 Pro e o Arrizo 6 Pro, chegam como híbridos leves com a tecnologia híbrida 48V. Mas que que isso? Baseada na substituição do alternador tradicional por um gerador, o sistema híbrido funciona recuperando a energia cinética gerada nas frenagens. Essa energia é armazenada em uma bateria 48V e utilizada para auxiliar e aumentar o torque e potência gerados pelo motor a combustão quando solicitados. Ou seja, o motor de combustão interna é assistido pelo sistema elétrico. Esse sistema reduz a emissão de CO2, auxilia na economia de combustível e melhora o desempenho. As versões híbridas desses modelos, junto com o motor 1.5 Turbo Flex, passam a ter 160 cv de potência máxima e 25,5 kgfm de torque máximo. Os veículos Tiggo 5x PRO Hybrid, Tiggo 7 PRO Hybrid e Arrizo 6 Pro Hybrid seguem contando com câmbio CVT de 9 velocidades.
O Tiggo 5x PRO Hybrid também ganhou volante de base reta, com design mais esportivo; sensor de chuva e carregador de celular wireless.
Já o Tiggo 7 PRO Hybrid ganhou apenas novo design das rodas de liga leve 18″.
O Arrizo 6 Pro teve um pouco mais de mimos para a versão híbrida. Na dianteira, uma nova grade, e na traseira as lanternas passam a ter luz dinâmica de seta. O retrovisor interno agora é eletrocrômico e os retrovisores externos ganharam desembaçador. No interior, passa a contar com volante com ajuste de altura e profundidade, carregador de celular por indução, comando de voz e luz de cortesia traseira.
Os SUVs híbridos chegam agora em julho e o sedã em agosto. O Tiggo 5X por R$ 169.990; o Tiggo 7 por R$ 199.990; e o Arrizo 6 por R$ 159.990.
Os três modelos da Caoa Chery contam com três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
Fichas técnicas e equipamentos dos modelos da Caoa Chery: