Conheça o Cronos, o novo carro da Fiat

Conheça o Cronos, o novo carro da Fiat

Por Camila Camanzi (*)

 

Finalmente, o novo carro da Fiat – o Cronos – tirou a máscara. Mas, por enquanto, apenas duas fotos foram divulgadas e algumas poucas informações. De qualquer maneira, já dá para ver e ter uma boa ideia de como vai ser o sedã do Argo. Ele ainda não tem data oficial para o lançamento. Segundo a Fiat, será no primeiro trimestre do ano que vem. Um aperitivo para tentar atrapalhar a vida de seu rival Virtus, a versão sedã do novo Volkswagen Polo, que também foi apresentado recentemente, mas que já tem data marcada para chegar ao mercado: janeiro.

300x250

Mas, vamos ao Cronos. Baseado na nova plataforma MP-S (Modular Platform Sedan), será produzido na Argentina e vem disputar o segundo maior segmento de automóveis no Brasil, que, somente este ano, deverá absorver cerca de 330 mil veículos. Na Argentina, este segmento representa quase 100 mil carros por ano e é disputado por nada menos que 13 modelos de diferentes marcas. Com uma distância entre-eixos maior em relação ao Argo, por volta de 2,60 metros, ele é também mais espaçoso internamente, além de ter um porta-malas bem maior, como convém a um sedã. Provavelmente, com mais de 500 litros de capacidade, como o Grand Siena.

Por ser mais pesado que a versão hatch, o Cronos não terá o motor 1.0. Dependendo da versão, será equipado com os motores 1.3 Firefly flex, que entrega até 109 cavalos e 14,2 kgfm de torque com etanol, equipado com câmbio manual ou automatizado GSR, ambos com cinco marchas, e o 1.8 EtorQ flex, de 139 cavalos e 19,3 kgfm de torque, também com etanol, porém só com câmbio automático de 6 marchas.

Apesar de ser derivado do Argo, além da nova traseira, traz alguns detalhes para diferencia-lo do hatch, como: novas rodas; capô modificado; para-choque exclusivo na frente, sem as entradas de ar laterais e com os faróis de neblina reposicionados; além de alguns apliques cromados nas novas grades. Os preços ainda não foram divulgados, mas deverão ficar em torno de 10% a mais em relação ao Argo.

 

(*) Camila viajou a convite da Fiat

 

Fotos: divulgação Fiat

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br