Como funcionam os Airbags

Como funcionam os Airbags

Airbag

O airbag foi o resultado de uma rigorosa pesquisa iniciada em meados da década de 1960. Felizmente, hoje já são considerados itens de segurança obrigatórios nos nossos automóveis.

Por lei, todos os carros devem possuir os airbags dianteiros, que só são acionados em casos de batidas frontais, até um ângulo em torno de 30º. Mas, muitos carros possuem, também, os laterais e de cortina, que são acionados em caso de batidas laterais.

Air bags frontais e laterais

Quando detectam um impacto que pode vir a causar lesões aos ocupantes, eles inflam automaticamente. No momento da colisão, uma carga propelente é inflamada e, em milésimos de segundo, o nitrogênio produzido por esse processo infla uma bolsa feita de um tecido especial. O acolchoado, que assim se forma, evita um choque direto das pessoas com o painel. Enquanto o airbag do motorista fica alojado no volante, o do passageiro da frente fica no painel.

funcionamento-airbag

É um equipamento importante de proteção, porém alguns cuidados devem ser tomados para que os dianteiros cumpram a função com o máximo de eficiência.

O primeiro é quanto à distância. O motorista ou o passageiro que vai ao lado, não deve ficar nem muito longe nem muito perto do airbag. O espaço ideal é o mesmo usado para dirigir. Ou seja, o pé esquerdo deve estar posicionado para apertar toda a embreagem, ou, nos carros automáticos, tocar todo o assoalho ao lado dos pedais. E os braços, ao segurar o volante, devem estar levemente arqueados. Já o banco do passageiro deverá estar alinhado com o do motorista.

Importante: nunca deixe o passageiro do lado colocar o pé em cima do painel. Nem é preciso dizer o que pode acontecer nesse caso, não é mesmo?

Apesar de muito importante, ele precisa ser usado junto com o cinto de segurança. Solta, a pessoa será jogada de encontro ao airbag que está inflando e ele a jogará violentamente para trás, podendo machucar em vez de proteger.

Mais uma dica importante: não deixe ninguém andar atrás sem o cinto afivelado. E nem é pela multa, a qual você está sujeito. Em caso de acidente, se ele estiver solto, será arremessado para frente e te esmagará junto ao cinto e o airbag, podendo até te matar, já que o encosto dos bancos dianteiros não é projetado para suportar o peso de uma pessoa sendo arremessada para frente.

O filme abaixo ilustra bem o que acontece:

 

Fotos e filme: arquivos da Internet

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi

Emilio Camanzi  é um jornalista experiente e formador de opinião, com mais de 56 anos de trabalho dedicados a área automobilística. Seu trabalho sempre foi norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação. Constrói suas matérias de forma técnica, imparcial e independente, com uma linguagem de fácil compreensão. https://www.instagram.com/emiliocamanzi/ 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br