Como as cores dos carros são escolhidas?

Como as cores dos carros são escolhidas?

Branco, prata e cinza são as principais, mas há espaço para novidades. Saiba como são escolhidas cores para o lançamento de carros 

 

Branco, preto e cinza. Em 2021, essas foram  as cores mais escolhidas nos carros em todo o mundo. A tendência é semelhante do consumidor brasileiro, sendo que por aqui predominam branco, prata e cinza. Contudo, algumas marcas experimentam inovar nos tons, como foram da acompanhar tendências da sociedade e nichos de mercado.

Em 2021, segundo pesquisa feita pela Axalta, uma fabricante de tintas líquidas em em pó, o branco foi de longe a cor mais utilizada pela indústria, com 35% do total. O preto ficou em segundo lugar, seguido do cinza. Na América Latina, o prata ultrapassa o cinza e preto. De acordo com a fabricante, as quatro cores respondem por 82% das cores aplicadas em carros no mundo.

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A tendência na América Latina é corroborada por estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavaea)  divulgado em 2020. A entidade analisou a evolução das cores dos carros no Brasil na última década. Para 2019, o ranking de cores mais vendidas ficou desta forma: primeiro lugar branco (43%), seguido por prata (22%) e cinza (13%).

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Naquele ano, a cor preta teve 12% e a cor vermelha, 9%. Somadas, as demais cores ficam com apenas 4% da preferência. Na comparação com dez anos antes, a Anfavea informa uma mudança da cor mais escolhida: saiu o prata, entrou o branco.

E as próximas cores?

 

A pesar do domínio das quatro principais cores, as montadoras experimentam outros tons e apostam em novas tendências. As equipes de design estudam as preferências do consumidor e as tendências do mercado com dez anos de antecedência ao desenvolver novas cores, permitindo que eles entendam o impacto que isso terá no produto.

No caso da Nissan, por exemplo, a aposta é a na cor azul, utilizado no lançamento do Kicks 2022 reestilizado, por exemplo. A marca japonesa informa que essa cor cresceu 3% em 2021, tirando parte da participação  da cor vermelha. Enquanto os compradores de carros da região tendem a ser mais conservadores, alguns novos tons estão chamando a atenção dos compradores.

A combinação de cores também é um aposta das montadores. O Citroën C3, que será lançado em agosto, apostará em 13 combinações para sair do lugar comum.  Uma dessas combinações será a  carroceria azul (Spring Blue)  com o teto branco.

Por trás dessas experimentações, está a vontade da marca de fazer um “match” com dos desejos do cliente. Segundo, John Sahs, chefe de design da Nissan na América do Sul, mesmo com o predomínio das cores tradicionais, há motoristas que querem novas experiências.

“O azul elétrico especial do Kicks expressa as emoções enérgicas de nossos clientes, que têm perfil e estilo de vida ativos. O cinza Shark da nova Nissan Frontier expressa exclusividade, confiança e se conecta com clientes que provam que podem fazer praticamente qualquer coisa que se propõem”, diz o designer. Confira três perguntas sobre como as cores dos carros são criadas:

O que um designer considera ao escolher uma cor? Como é o processo criativo?

Antes de tudo, pensamos na mentalidade e no estilo de vida do cliente. Isso nos ajuda a nos conectar com eles e entender suas necessidades. Ao mesmo tempo, pesquisamos tendências futuras em termos de inovação, hábitos sociais, moda, cores e materiais. Com todas essas informações, prevemos, projetamos e escolhemos as cores que mais se adequam ao produto e ao cliente.

Além das tendências da indústria automotiva, de onde vem sua inspiração?

A inspiração vem de diversas influências externas. Como designers, trabalhamos com uma mentalidade aberta, onde estamos sempre pensando fora da caixa. Somos inspirados pela jornada e experiências de nossos clientes. Analisamos quais são as novas tendências e inovações em publicidade, design de moda, produto, arquitetura, design gráfico e até filmes que expressam histórias inspiradoras.

O que você busca transmitir com as cores e sua definição para cada silhueta? Como eles se conectam com o desempenho e a personalidade de cada carro?

Cores e materiais são ingredientes de design que podem criar conexões emocionais ou lógicas com os clientes. Dependendo das cores e materiais, você pode se conectar com clientes que desejam ser expressivos em sua aparência ou transmitir exclusividade. É muito semelhante à forma como usamos nossas roupas em determinados momentos de nossas

 

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br