Com fila de 2 anos, Ferrari suspende novos pedidos da Purosangue

Com fila de 2 anos, Ferrari suspende novos pedidos da Purosangue

SUV de 725 cavalos custa mais de R$ 2 milhões e bomba em vendas. Ferrari Purosangue repete sucesso de concorrente italiano


Os puristas da marca do cavalo rampante têm mais um motivo para mudar de opinião. É que o inédito SUV da Ferrari já pode ser considerado um sucesso, à despeito de quem critica a categoria que mais cresce no mundo. A procura tem sido tanta que a fábrica decidiu suspender novos pedidos da Purosangue.

Com preço a partir de módicos 390 mil euros (mais de R$ 2 milhões), o modelo já tem dois anos de fila de espera. Agora, a casa de Maranello decidiu simplesmente não aceitar novos pedidos, devido a forte demanda. “Não é segredo que paramos de receber novos pedidos para a Ferrari Purosangue”, revelou Enrico Galliera, diretor de marketing e comercial da empresa à revista Drive.

A expectativa da Ferrari era produzir entre 2.000 e 3.000 unidades. A montadora já informou que não tem condições de aumentar a produção. O sucesso vem na esteira da rival Lamborghini, que viu no Urus seu principal carro chefe de vendas. E vamos convir: para mercados como o Brasileiro, é bem melhor ter um SUV do que um superesportivo que vai raspar em todo lugar!

Oficialmente, a Ferrari afirma que a Purosangue não é um SUV propriamente dito. Prefere dizer que é o primeiro carro de quatro portas e quatro lugares. Até então, só havia feito modelos com configuração 2+2 (dois bancos dianteiros e dois traseiros menores).

No caso da Purosangue, a Ferrari declara que o modelo tem layout e proporção diferentes dos SUV modernos. O lançamento possui um motor montado no meio da frente com a caixa de câmbio na traseira para criar um layout de transmissão esportivo. Já a  Unidade de Transferência de Potência (PTU) é acoplada na frente do motor para fornecer uma transmissão 4×4 exclusiva. Logo, o modelo tem distribuição de peso de 49/51.

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A Purosangue é o único modelo nessa nessa proporção a ostentar um motor V12 naturalmente aspirado montado no meio da frente. É o  bloco  F140IA 6.5 litros com 725 cv e 716 Nm que garante uma trilha sonora exclusiva. Segundo a marca, 80% está disponível mesmo em baixas rotações. Ele é acoplado com uma nova transmissão automatizada de dupla embreagem de oito marchas.  Segundo a Ferrari, a nova Purosangue faz de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e 0 a 200 km/h em 10,6 s.

Além do visual SUV, a Purosangue  oferece outra novidade. É o primeiro modelo  com  o novo sistema de suspensão ativa da Ferrari. Ele combina o acionamento do motor elétrico com um amortecedor hidráulico de alta precisão em um sistema totalmente integrado. A marca afirma que as rodas podem ser controladas com maior precisão e força do que os sistemas adaptativos ou semiativos tradicionais.

A Ferrari Purosangue tem comprimento de 4,97 metros, largura de 2,02 metros e altura de 1,58 m. A distância entre eixos é de 3,01 metros. O porta-malas leva 473 litros, o maior já visto num modelo da marca!

O chassi é completamente novo e feito com alumínio e aço de ultra resistência, além do teto em fibra de carbono para reduzir o peso e baixar o centro de gravidade. O SUV tem portas traseiras do tipo “suicidas” para manter o carro mais compacto possível. São quatro assentos elétricos e intenso uso de materiais nobres  e o sistema de áudio Burmester.

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Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br