Citroen Basalt: o SUV mais acessível do nosso mercado
O Citroën Basalt foi lançado recentemente aqui no Brasil e chegou a hora de saber tudo sobre ele com as nossas impressões.
Veio bem competitivo no preço, mas será que é suficiente? Vem com a gente!
Construído sobre a plataforma CMP, utilizada em outros modelos do grupo Stellantis, tem um entre-eixos de 2,64 m e oferece um bom espaço interno. O design exterior incorpora elementos típicos de SUVs Coupé, como linha de teto descendente e detalhes estilísticos que buscam transmitir robustez e esportividade.
O Basalt tem duas opções de motorização:
- a primeira é o motor 1.0 Firefly, associado a um câmbio manual de cinco marchas para a versão Feel. Este tem potência máxima de 71 cv a gasolina e 75 cv a etanol (a 6.000 rpm). Já seu torque máximo é 10 kgfm a 3.250 rpm a gasolina e 10,5 kgfm a 3.250 rpm a etanol. Falando em consumo, a versão Firefly faz 13,0 km/l a gasolina e 9,3 km/l a etanol no ciclo urbano, e 14,6 km/l a gasolina e 10,2 km/l a etanol na estrada.
- a segunda opção de motorização é o motor 1.0 Turbo 200, acoplado a um câmbio automático CVT de sete marchas e três modos de condução. Este é associado às demais versões – Feel Turbo 200, Shine Turbo 200 e First Edition A – e conta com potência de 125 cv a gasolina e 130 cv a etanol (a 5.750 rpm), e torque de 20,4 kgfm a 1.750 rpm (gasolina/etanol). Seu consumo é de 11,9 km/l a gasolina e 8,3 km/l a etanol no ciclo urbano, e 13,7 km/l a gasolina e 9,6 km/l a etanol na estrada. A Citroën afirma que este Motor Turbo 200 é o mais potente do segmento.
O interior do Basalt apresenta um painel digital de 7 polegadas e uma central multimídia de 10,25 polegadas com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay, ambos sem fio. O porta-malas oferece capacidade de 490 litros, um volume competitivo para a categoria.
Além disso, o Basalt conta com alguns elementos de série em todas as versões, como retrovisores, vidros e travas elétricas, câmera de ré, monitoramento da pressão dos pneus, alarme com comando na chave canivete, airbags laterais, farois com DRL de LEDs, rodas de liga-leve de 16” e assistente de partida em rampa.
O Basalt será oferecido em três versões principais: Feel, Feel Turbo 200 e Shine Turbo 200, além de uma série especial de lançamento chamada First Edition, baseada na Shine.
A Lista de Equipamentos varia conforme a versão, mas todas incluem os itens já citados acima.
A versão Feel representa a porta de entrada para o Basalt, oferecendo:
- Motor 1.0 Firefly com câmbio manual de cinco marchas
- Painel digital colorido de 7″ customizável
- Central multimídia Citroën Connect Touchscreen de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Câmera de ré e três entradas USB
- Ar-condicionado manual
- Rodas de liga leve de 16″
- Airbags laterais dianteiros
A Feel Turbo 200 mantém os equipamentos da versão Feel, adicionando:
- Motor Turbo 200 de até 130 cv
- Câmbio automático CVT com três modos de condução
A Shine Turbo 200 é a topo de linha, incluindo:
- Todos os itens da Feel Turbo 200
- Ar-condicionado digital
- Sensor de estacionamento traseiro
- Rodas de liga leve de 16″ diamantadas
- Farois de neblina
- Limitador e controlador de velocidade
- Bancos e volante com revestimento premium
- Encostos de cabeça traseiros laterais com abas de apoio
- Skidplate dianteiro e traseiro
Como opcional, oferece pintura bitom com teto Perla Nera.
A First Edition é uma série limitada que celebra o lançamento do modelo, oferecendo:
- Todos os itens da Shine Turbo 200
- Logotipos First Edition
- Faixa preta entre as lanternas
- Pintura Branco Nacré Perolizada (exclusiva)
- Rodas de liga leve de 16″ escurecidas
- Soleiras metalizadas
- Pedaleiras exclusivas
- Tapetes exclusivos
- Pintura bitom com teto Perla Nera de série
Ficha Técnica do Citroën Basalt:
- Ficha Técnica Citroën Basalt Shine Turbo 200
- Ficha Técnica Citroën Basalt Feel
- Ficha Técnica Citroën Basalt Feel Turbo 200
Veja também a BYD SHARK na pista!
Emilio e Camila Camanzi mostram como é o desempenho da picape híbrida em Interlagos:
Veja Mais: