Chevrolet Onix: o que esperar do futuro dele no Brasil
A General Motors do Brasil esclareceu recentemente informações sobre o Chevrolet Onix, após declarações feitas por Sebestián Caballero, gerente de marketing da GM para a América do Sul, durante um evento no Uruguai. As expectativas para o modelo no Brasil são menos tecnológicas do que o esperado, com foco em atender às novas regras de emissões sem incluir eletrificação.
O que foi dito e o que realmente importa
Durante um evento no Uruguai, o gerente de marketing da GM para a América do Sul, mencionou que o Onix poderia passar por uma renovação em 6 a 8 meses. Mas calma lá! A GM do Brasil logo tratou de esclarecer que essas novidades são voltadas para o mercado uruguaio. Por lá, eles podem ganhar algumas novas versões e equipamentos, mas isso não significa uma grande transformação para o Brasil.
O Onix no Brasil: o que realmente está por vir?
Por aqui, o Onix e o Onix Plus, que deram as caras em 2019, ainda não passaram por grandes mudanças visuais. E, se você está se perguntando quando isso vai acontecer, a expectativa é que um novo modelo seja revelado em 2025. Mas, ao contrário do que foi dito no Uruguai, não espere por isso já no início do ano.
E a eletrificação?
Considerando as novas regras de emissões do Proconve (L8), a eletrificação está cada vez mais distante. Isso porque, o Onix Plus 1.0 aspirado manual e o Onix hatch 1.0 turbo manual já estão dentro do limite previsto de 50 NMOG+NOx52 mg/km em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, emitindo, respectivamente, 35 mg/km e 52 mg/km NMOG+NOx .
Como seus hatches atuais já se adequaram às novas regras parece difícil que se fale em eletrificação do Onix por enquanto.
A GM, atualmente, não tem opções híbridas no Brasil e enfrenta desafios para implementar soluções de eletrificação por aqui. A falta de sistemas híbridos e a plataforma antiga dos modelos dificultam a introdução de tecnologias mais avançadas. Na China, a marca já utiliza motores com eletrificação micro-híbrida, mas com configurações diferentes das usadas no Brasil.
Veja mais:
- Citroën C3 agora tem motor turbo
- Ford Explora Novas Possibilidades para a Linha Mustang
- Temerario: Novo Híbrido Plug-in da Lamborghini