A Chevrolet está prestes a lançar o Blazer EV no mercado brasileiro, trazendo consigo a exclusiva tecnologia de baterias e sistema de carregamento da plataforma Ultium, chegando inicialmente na versão esportiva RS.
Autonomia e desempenho
De acordo com informações divulgadas pela GM, a bateria do Blazer EV terá capacidade de 102 kWh, proporcionando uma autonomia de 481 km no ciclo rodoviário do Inmetro. Na cidade, a autonomia pode ser até 30% maior. Embora ainda não confirmados oficialmente, os dados técnicos do Blazer RS indicam um motor de 345 cv e 44,9 kgfm de torque.
Sistema de carregamento
O Blazer EV conta com um sistema de carregamento versátil, desde 22 kW, em corrente alternada (AC) em carregadores domésticos e 190 kW, em corrente contínua (DC) em eletropostos. Essa capacidade de carregamento rápido é um diferencial importante para reduzir o tempo de espera durante as recargas.
Plataforma Ultium
A plataforma Ultium, desenvolvida pela GM, oferece flexibilidade e modularidade para atender aos principais mercados onde a empresa atua. As células das baterias são dispostas em placas verticais, permitindo o máximo aproveitamento de espaço em cada módulo. Esses módulos podem ser enfileirados na horizontal para carros mais baixos ou na vertical para veículos mais altos, como picapes e grandes utilitários.
Essa configuração, traz vantagens em termos de aproveitamento de espaço da carroceria e distribuição mais uniforme de peso entre os eixos. Além disso, a plataforma Ultium possibilita o projeto de veículos com mais de um motor, diferentes tipos de tração e eficientes sistemas de regeneração de energia.
Segurança e dirigibilidade
A base da plataforma Ultium é totalmente selada, com as baterias compondo a parte inferior da estrutura. Essa configuração, segundo a montadora, reforça as regiões críticas de proteção para os ocupantes e aumenta a segurança dos módulos e do sistema elétrico de alta tensão. Além disso, a disposição das baterias contribui para uma melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo.
Versão RS
O Blazer EV será oferecido inicialmente na versão esportiva RS, que conta com itens como: as rodas de 21 polegadas, detalhes de acabamento e grade frontal em preto, conjunto ótico full LED com animação coreografada, saídas de ar dos para-lamas dianteiros inspiradas no automobilismo, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e função de personalização para o sistema de iluminação ambiente.
O lançamento do Chevrolet Blazer EV no Brasil, que deverá acontecer em agosto, marca a estreia da plataforma Ultium no país e é o primeiro de uma série de veículos elétricos que a montadora pretende trazer.
Veja mais:
- WEC, já ouviu falar? Confira o que rolou em Interlagos esse fim de semana
- Audi A4 sai, chega o novo Audi A5
- Sustentabilidade deve ir além dos carros elétricos