Carro a etanol polui menos que elétrico europeu, afirma Stellantis

Carro a etanol polui menos que elétrico europeu, afirma Stellantis

Grande entusiasta do uso do etanol para descarbonizar o transporte, Stellantis divulga estudo que compara tecnologia brasileira com matriz europeia de energia

Nada de elétricos! A Stellantis escolheu um lado na estratégia de descarbonização da mobilidade para o Brasil: carro híbrido usando etanol. Para corroborar essa posição, a marca divulgou um estudo em que prova como o combustível de cana pode ser mais ecológico do que a onda de carros 100% elétricos.

A Stellantis realizou um teste dinâmico para avaliar a emissão total de CO2 de um veículo alimentado por quatro fontes de energia distintas. O carro foi abastecido com etanol e comparado em tempo real com três alternativas simuladas: gasolina tipo C (E27), veículo elétrico 100% (BEV) abastecido na matriz energética brasileira e veículo elétrico 100% (BEV) abastecido na matriz energética europeia.

A análise levou em consideração não apenas a emissão de CO2 durante o uso, mas também as emissões relacionadas à produção do combustível ou geração de energia, considerando o ciclo de vida do veículo.

Durante o teste, o veículo percorreu 240,49 km e os resultados de emissões de CO2 foram os seguintes, por simulação:

  • Gasolina (E27): 60,64 kg CO2eq
  • Veículo elétrico 100% (BEV) com energia europeia: 30,41 kg CO2eq
  • Etanol (E100): 25,79 kg CO2eq
  • Veículo elétrico 100% (BEV) com energia brasileira: 21,45 kg CO2eq

Ou seja: o estudo feito pela Stellantis comprova que um carro a etanol, tecnologia já desenvolvida há décadas no Brasil, consegue emitir menos CO2 que um carro elétrico que trafega na Europa! Naturalmente, um elétrico utilizado aqui consegue ser mais eficiente…

De acordo com Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul, os resultados corroboram a decisão da empresa em investir nessa tecnolgoia como forma de descarbonização. “Os resultados comprovam as vantagens comparativas da matriz energética brasileira, principalmente a importância dos biocombustíveis para uma mobilidade mais sustentável”, diz o executivo.

Bio-ELECTRO

A Stellantis está apostando em soluções de veículos híbridos que combinam etanol e eletrificação, aproveitando a matriz energética brasileira. A empresa lançou a plataforma BIO-ELECTRO, que engloba a informação, formação, recrutamento, incubação de ideias, desenvolvimento de ecossistema, soluções de inovação e localização da produção.

A plataforma busca acelerar o desenvolvimento e implementação de novas soluções de motopropulsão e descarbonização da mobilidade, visando nacionalizar tecnologia e produção para impulsionar a reindustrialização.

Leia também:
Nissan Sentra 2023 chega por R$ 148 mil
Teste do Hyundai HB20 2023
Motorista com nome sujo pode perder direito de dirigir, decide STF
Caoa Hyundai anuncia 8 novos modelos para o Brasil até 2025
Kia Niro é eleito carro mundial da mulher de 2023

Enquanto na Europa a descarbonização está focada na eletrificação devido às condições locais, no Brasil a matriz energética mais sustentável, com destaque para os biocombustíveis, oferece opções privilegiadas de soluções de mobilidade. A combinação de etanol e eletrificação em veículos híbridos é uma alternativa adequada para o país, permitindo uma transição para uma mobilidade sustentável de baixo carbono.

DEIXE SEU COMENTÁRIO
300x250

Thiago Ventura

Com 15 anos de experiência na imprensa e dedicado ao jornalismo automotivo desde 2011, Thiago Ventura tem passagens pelo portal Vrum, Portal Uai, jornal Estado de Minas, TV Alterosa e DomTotal, além de colaborações com o jornal O Tempo, Autos Segredos e rádio Gospa Mira. Em 2016 fundou o Carro Esporte Clube, canal de notícias multiplafatorma com portal e redes sociais. 🙋 PARCERIAS: comercial@carroscomcamanzi.com.br